Resumo entrevista Márcio Santili

394 palavras 2 páginas
Resumo entrevista do jornal Valor Econômico Márcio Santili

Em uma entrevista do Valor Econômico com Márcio Santili, ex-presidente da Funai é retratado um dos temas mais polêmicos e comentados hoje em dia, a demarcação de terra.
Márcio Santili, claramente defende a demarcação de terra e fala sobre várias discussões e temas em relação a demarcação de terra.
Uma das coisas que ele fala é que a terra é muito mal dividida e que grande parte da terra boa no Brasil está nas mãos dos fazendeiros e que os indígenas estão ficando sem terra e que a maior parte da terra demarcada para os indígenas fica na Amazônia e nem metade dos indígenas brasileiros habitam aquelas terras e ele diz que “...a realidade brasileira é que há muita terra para pouco fazendeiro.”.
Com relação ao que dizem de que os índios que usam aparelhos eletrônicos e andam de carro não são mais índios ele é bem claro dizendo que “Os brasileiros que usam jeans e andam de Volkswagen continuam sendo brasileiros. Não são os bens de consumo ou o fato de acessar tecnologia de outros países que faz com que a pessoa deixe de ser o que ela é, de ter sua cultura, sua língua, sua identidade. Se formos nesta linha, vamos chegar à conclusão de que o povo brasileiro não existe mais, o que não faz nenhum sentido e é uma visão muito primária das coisas. Quem alega "índio que tem celular não precisa de terra" está querendo, de maneira enviesada, suprimir direitos.”
Segundo Márcio Santili a única maneira de resolver os problemas dos indígenas é aceitar e demarcar, pois os indígenas precisam de terra para sobreviver e o que eles têm não é o suficiente e se deixar de demarcar é dar brecha para que haja mais conflitos, e com certeza há terra para todos nesse país gigante.
Márcio Santili busca os direitos dos indígenas com justiça, para que se resolvam diversos problemas e segundo ele, o governo Dilma foi o pior desde a ditadura, pois sobre a pressão de latifundiários ela desfavorece os indígenas.
A maneira de que ele busca para

Relacionados

  • Maniglier 2009 resenha
    97871 palavras | 392 páginas
  • COMISS O NACIONAL DA VERDADE
    231500 palavras | 926 páginas
  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas