Resumo ensaio sobre a sexualidade

Páginas: 10 (2332 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
iA SEXUALIDADE INFANTIL
O DESCASO PARA COM O INFANTIL
Faz parte da opinião popular sobre a pulsão sexual que ela está ausente na infância e só desperta no período da vida designado da puberdade. Mas esse não é apenas um erro qualquer, e sim um equivoco de graves conseqüências, pois o principal culpado de nossa ignorância de hoje sobre as condições básicas da vida sexual. Um estudo aprofundadodas manifestações sexuais da infância provavelmente nos revelaria os traços essenciais da pulsão sexual desvendaria sua evolução e nos permitiria ver como se compõe a partir de diversas fontes.
PERÍODO DE LATÊNCIA SEXUAL DA INFÂNCIA E SUAS RUPTURAS
O recém-nascido traz consigo germes de moções sexuais que continuam a se desenvolver por algum tempo,mas depois sofrem regulares do desenvolvimentosexual ou suspensa pelas peculiaridades individuais.
AS INIBIÇÕES SEXUAIS
Durante esse período de latência total ou apenas parcial erigem-se as forças anímicas que, mais tarde, surgirão como entraves no caminho da pulsão sexual e estreitarão seu curso á maneira de diques (o asco, o sentimento de vergonha, as exigências dos ideais estéticos e morais). Esse desenvolvimento é organicamentecondicionado e fixado pela hereditariedade, podendo produzir-se, no momento oportuno, sem nenhuma ajuda da educação.
FORMAÇÃO RELATIVA E SUBLIMAÇÃO
Período de latência, mas cuja energia-na totalidade ou em sua maior parte- é desviada do uso sexual e voltada para outros fins. Num processo que merece o nome de sublimação, e situaríamos seu inicio no período de latência sexual da infância, sobre omecanimos desse processo de sublimação pode-se arriscar uma conjectura. As moções sexuais desses anos da infância seriam por um lado, inutilizáveis, por outro, seriam perversas em si. Por conseguinte, elas despertam forças anímicas contrárias (moções reativas) que, para uma supressão eficaz desse desprazer, erigem os diques psíquicos já mencionados: asco, vergonha e moral.

O CHUCAR
Tomaremos comomodelo das manifestações sexuais infantis o chuchar(sugar com deleite), consiste na repetição rítmica de um contato de sucção com a boca (os lábios), do qual está excluído qualquer propósito de nutrição. O sugar com deleite alia-se a uma absorção completa da atenção e leva ao adormecimento,ou mesmo a uma reação motora numa espécie de orgasmo.
AUTO-EROTISMO
A pulsão não está dirigida para outrapessoa;satisfaz-se no próprio corpo, é auto-erótica. A criança que chucha, a satisfação é encontrada mediante a sucção rítmica de alguma parte da pele ou da mucosa. Os lábios da criança comportaram-se como uma zona erógena, e a estimulação pelo fluxo cálido de leite foi sem dúvida a origem da sensação prazerosa. No chuçar ou sugar com deleite já podemos observar as três características essenciais deuma manifestação sexual infantil. Esta nasce apoiando se numa das funções somáticas vitais,ainda não conhece nenhum objeto sexual,sendo auto-erótica, e seu alvo sexual acha-se sob o domínio de uma zona erógena. A antecipemos que essas características são válidas também para a maioria das outras atividades das pulsões sexuais infantis.

CARACTERISTICAS DAS ZONAS ERÓGENAS
Trata-se de uma parte dapele ou mucosa em que certos tipos de estimulação provocam uma sensação prazerosa de determinada qualidade, o caráter rítmico.
O ALVO SEXUAL INFANTIL
O alvo sexual infantil da pulsão infantil em provocar a satisfação mediante a estimulação apropriada da zona erógena que de algum modo foi escolhida.
(4) AS MANIFESTAÇÕES SEXUAIS MASTURBATÓRIAS
A zona anal está apta, por sua posição, a mediar umapoio da sexualidade em outras funções corporais. Os distúrbios intestinais tão freqüentes na infância providenciam para que não faltem a essa zona excitações intensas. As crianças que tiram proveito da estimulabilidade erógena da zona anal denunciam-se por reterem as fezes até que sua acumulação provoca violentas contrações musculares e, na passagem pelo ânus, pode exercer uma estimulação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo dos tres ensaios sobre a teoria da sexualidade de freud
  • Resumo Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade
  • Tres ensaios sobre a sexualidade
  • Resumo sobre os tres ensaios sobre a teoria da sexualidade freud
  • Ensaios sobre a sexualidade
  • Ensaio sobre Gênero e Sexualidade
  • Tres ensaios sobre a sexualidade
  • Os tres ensaios sobre a sexualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!