Resumo ENEQ 2014 1 Pg

730 palavras 3 páginas
Dificuldades na aprendizagem de conceitos básicos de Química
Luíza Bretz Arceno (IC), Estefani Perini (IC), Maria da Graça M. B. Martin (PQ). maria.martin@udesc.br *Departamento de Química, Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus Centro de Ciências Tecnológicas, Rua Paulo Malschitzki, s/n - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville-SC.

Palavras-Chave: Ensino de Química, modelos atômicos, conceitos básicos.
Introdução
É notória a dificuldade de aprendizagem encontrada pelos alunos desde o ensino fundamental até o médio quando se fala de química. Percebe-se uma acentuada dificuldade quando observamos o tópico “modelo atômico”, o qual é considerado um dos conceitos mais básicos e importantes no meio químico, sendo que estes permeiam todo e qualquer conhecimento químico, portanto não há aprendizado se estes conhecimentos forem passados de forma descontextualizada tanto historicamente quanto quimicamente falando. Porém ao final de uma pesquisa bibliográfica em relação a conceitos básicos de química encontramos artigos que apenas constatam o problema sem apontar uma solução que promova a aprendizagem significativa almejada.
Resultados e Discussão
Segundo CHASSOT (2001) a importância da apresentação dos modelos anteriores permeados pela historia é justamente mostrar que a mudança ocorre nos modelos e na maneira de pensar mas não no que existe realmente. Este pensamento sobre realidade é imprescindível no entendimento e construção de modelos explicativos os quais os estudantes terão contato tanto na vida escolar quanto na vida cotidiana. Com a leitura das constatações encontradas, percebemos que o problema não era apenas a metodologia utilizada no ensino do conteúdo “modelo atômico”, mas também o conhecimento e o amadurecimento que deve ser construído anteriormente.
O 9º ano, assim como os anos anteriores do ensino fundamental, não deve ser visto apenas como uma previa dos conteúdos que serão abordados no ensino médio, mas sim como uma iniciação ao pensamento

Relacionados

  • A termodinamica quimica
    6455 palavras | 26 páginas