Resumo empresa não é mãe

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
O texto trata-se de uma reportagem feita pela revista Veja que aborda a visão de Maria Aparecida Rhein Schirato, professora de pós- graduação e consultora de empresas, sobre a relaçãoempresa-empregado. Baseada no acompanhamento de 400 funcionários demitidos de uma empresa de aviação, ela chegou à conclusão que o fato de a empresa atuar como “mãe”, é ruim tanto para o funcionário quanto para aprópria instituição, pois gera “filhos” inseguros e sem vida pessoal, além de acumular funcionários enraizados e sem valor de mercado.
Isto se deve ao alto controle que a instituição exerce sobre ofuncionário, que muitas vezes tem “seu salário depositado a cada quinze dias e vários benefícios administrados pela empresa“, oque o estimula a ter boa parte das contas “pagas em débito automático”,utilizar o carro da empresa, o celular corporativo e etc. Desta forma a organização acaba inibindo de seu funcionário o crescimento pessoal e o torna cada vez mais dependente. E quando demitido, esteempregado sofre com coisas básicas como não saber mais utilizar o transporte público, e por fim ele não tem controle de sua própria conta bancaria.
Para corrigir este sistema falido a solução parte da“cultura”. O trabalhador tem de compreender que a empresa é apenas um momento e que o cargo que ele ocupa esta sujeito a mudanças, e que por isso deve preservar seu oficio, seu senso crítico, eprincipalmente seu controle sobre a própria vida, isto vai ajuda-lo a atuar em outra posição em caso de necessidade, e cortar o discurso “exerço a função X há anos e por isso não sou capas de exercer a funçãoY”. Já a empresa deve deixar claro que não é “família” e sim uma instituição voltada ao trabalho, expor aos empregados que não devem ser fiéis por “jogarem no time da casa”, mas devem ser éticos comoqualquer profissional, e devem manter-se em constante reciclagem, tanto existencial (voltada ao lado pessoal) quanto operacional e técnica (voltada ao oficio). Desta forma tendem a ganhar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresa nao e a mae
  • Maria não me mates, que sou tua mãe
  • RESUMO MINHA MÃE É UMA PEÇA
  • Resumo: Valter Hugo Mãe
  • resumo do livro E AGORA MÃE
  • Recados de mãe
  • resumo do livro "e agora mãe?"
  • Resumo de uma empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!