Resumo Emancipação e Ordem nos Caminhos da Modernidade

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
O texto “Emancipação e Ordem nos Caminhos da Modernidade” expôs as complexidades de transição do período medievo para o moderno, encontrada pela nova classe dominante vigente, a burguesia, quebuscava consolidar sua hegemonia e destruir quaisquer traços da velha ordem, que possuía uma divisão política poderosa, com a religião exercendo forte controle sobre as massas e nobreza.
Para atingirseus objetivos, a burguesia necessitava romper totalmente com a era medieval a acender o espírito emancipatório em todas as classes, somente assim a burguesia se estruturaria para criar uma nova ordemcom poderes máximos, sendo estes políticos e econômicos. Este mesmo espírito emancipatório que ela propagou durante sua ascensão, agora se torna sua preocupação, pois as massas desenvolveram seu próprioespírito emancipatório contra a classe opressora (a própria burguesia) com base no próprio ideal burguês de liberdade perante a antiga ordem. A vista que, mesmo se estabilizando como a maior classeda nova ordem, a burguesia não conseguiu acabar com a dualidade da sua filosofia instantaneamente para se tornar exclusivamente detentora do poder da nova ordem moderna.
Com olhos nas colônias daÁfrica, Ásia e América Latina para legitimar suas ambições, no auge das grandes revoluções européias. A burguesia desenvolveu os meios de produção, passando de mercantil a industrial em menos de trêsséculos, nesta mudança rompeu-se com o antigo modo de exploração, modificando do escravocrata para o assalariado, deste modo, o sistema de oferta e procura estava sempre em favor burguês, se distanciandocada vez mais das relações com o feudalismo.
Os ideais burgueses disseminados por toda a parte, durante o período de ascensão da classe, agora devem ser reinterpretados para que não haja uma novamodificação na ordem recém estabelecida, já que a influência burguesa abrange todos os campos da sociedade naquele período. As correntes filosóficas, Renascentistas e Iluministas foram interpretadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernidade Liquida Emancipacao
  • Resumos Em Ordem
  • MARXISMO E O PROCESSO EDUCATIVO COMO UM CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO
  • resumo marx sociedade educação e emancipação.
  • Fichamento "MODERNIDADE LÍQUIDA" – Capítulo 1 – Emancipação
  • Resumo Caminhos Buberianos
  • Resumo do livro caminho a Cristo
  • Resumo GIDDENS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!