resumo: Educação como processo homogeneizador e socializador. Emile Durkheim

608 palavras 3 páginas
Fichamento

DURKHEIN, Émile. Educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: ____. Educação e sociologia, trad. Lourenço Flho, Edições Melhoramentos, São Paulo, 4ª Ed., 1955, PP. 25.56.

Para Durkeim a palavra educação está sendo empregada para designar a influencia, direta e indireta, sobre nós. Mas as influencias que nos atinge “[...] difere da que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. É unicamente esta[...] que convém reservar o nome de educação.”
Critica Kant,ao afirmar que as perfeições a que Kant remete ao fim da educação, não passa de um ideal supremo já que seria impossível desenvolver harmonicamente as faculdades humanas quando a depender de nossa vontade e possibilidade nos direcionar a somente uma delas prejudicando as demais.
Critica, também,James Mill, quando este afirmava que a educação teria por objetivo “fazer do individuo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”, pois não passava de uma definição utilitária e da objetividade da felicidade para cada indivíduo.
Questiona a educação ideal, que não varia conforme condições “do tempo e do meio”, ou seja, uma educação estável. E dá exemplos da adaptação da educação as necessidades variantes dos períodos históricos.
Considera que educação deva ser condicional ao seu tempo social, pois a educação acompanha e é construída pela historia ao afirmar que: “Todo o passado da humanidade contribui para estabelecer esse conjunto de princípios que dirigem a educação de hoje”. Assim, para entender a educação e preciso entender sua construção histórica.
Afirma que a educação tem duplo aspecto;
Múltiplo pois adapta-se as necessidades das classes e dos contextos, assim: “ ... a educação não pode ser a mesma para todos...”, explicando o motivo da não homogeneidade e igualitariedade educacional.
Uno, pois não se pode negar a base educacional que existe perante a diversidade social.
“(A educação) [...] tem por objeto

Relacionados

  • educação inclusiva
    163987 palavras | 656 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas