Resumo: Educação Física e Sociedade

Páginas: 30 (7334 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

A Educação Física enquanto disciplina na escola tem se mostrado abandonada por muitos professores que despreparados ou ensinam os conteúdos de forma fragmentada ou não ensinam. Embora seu objetivo seja formar o homem em sua totalidade, não se vê isso acontecer. O esporte ensinado de maneira desregrada faz contraposição com o lado educativo da Educação Física que ensina valores eética. A formação e competência individual de cada professor são indispensáveis. Para compreender melhor os níveis de educação dados por este profissional se faz necessário uma abordagem sociológica do mesmo na sociedade resgatando os fatos históricos no qual a Educação física se fez presente no passado para entender as mudanças de hoje.
Inicialmente, terá partida a partir do século XIX com osmétodos Ginásticos e sua sistematização e institucionalização da Educação Física de hoje. Neste período, ocorria no Brasil profundas transformações na área educacional e na Educação Física.
As reflexões no campo da filosofia se tornaram ferramentas para superar o discurso pedagógico hegemônico atual da Educação Física. Alguns discursos pedagógicos feitos propõem objetivos para a superação desteconceito dominante sendo o professor, o aluno e a matéria os principais objetos para o funcionamento da prática.
Os principais objetivos é analisar a Educação Física enquanto componente curricular do enquanto componente curricular do ensino de 1º e 2º grau numa perspectiva sociológica, a influência da política no sistema educacional e suas propostas pedagógicas na Educação Física, explicar as propostaspedagógicas naquele período a partir de um modelo sociológico da Educação Física.







CAPÍTULO 1 – ABORDANDO O TEMA

A abordagem sociológica presente no Brasil tem sido sufocada pelo positivismo versus dialética ou marxismo, no qual, levou a Educação Física empobrecer epistemologicamente. Para Mc Pherson (1978) o conflito é sadio até não desviar o talento criativo de novosintelectuais. Sage (1981) afirma que na existe maneira certa ou errada de fazer ciência, algumas são melhores enquanto outras são desmerecidas. A ação poderia ter sido feito em conjunto para criar um trabalho em Sociologia do esporte ao invés de anta discussão, pois, qualquer metodologia que seja criada não é capaz de desvendar todos os mistérios da organização social humana, mas cada uma pode contribuirem particular.
O Esporte é um campo abrangente para se fazer pesquisas aplicadas, críticas e avaliativas. A ciência e a Ideologia vêm estudando este assunto mas ambas possuem controversas, pois, segundo Bruyne et al (1982) preserva sua autonomia. Cada um tem sua especificidade apesar de ter a mesma linguagem, elas possuem diferenças profundas.
A Sociologia do Esporte tem por característica suaadesão ao empirismo relativamente ingênuo e uma forte tendência crítica-social. Os métodos qualitativos e quantitativos desta sociologia empírica são instrumentos que ajudam a desenvolver os conhecimentos no campo da Sociologia do esporte. Romanelli (1986) diz que a descrição dos fatos por si só não basta, é preciso obter a compreensão que evidencie os significados e para isso, a Sociologia precisaandar junto à Filosofia pára que ocorra uma interpretação filosófica da produção de uma crítica social da realidade e também, postura filosófica atualizada e relativizada proporciona um entendimento mais profundo evitando uma reflexão excessivamente individualista.
Os paradigmas sociológicos tradicionais surgidos no século XIX e suas abordagens filosófico-ideológico e os métodos empíricosreducionistas, levaram à procura de outras fundamentações metodológicas. Bruyne et al (1982) apresenta as seguintes metodologias baseada numa interação dialética entre quatro pólos: Pólo epistemológico, pólo teórico, pólo morfológico, pólo técnico. Ambos não configuram momentos separados da pesquisa, mas aspectos particulares de uma mesma realidade de produção de discursos e práticas científicas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação fisica na sociedade
  • Educação Física e a Sociedade
  • a educação fisica na sociedade
  • Educação e Impacto da Educação Física na Sociedade
  • Educação Física e Sociedade
  • Educação Física e Sociedade
  • Resenha Educação Física e Sociedade
  • RESUMO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!