Resumo downold

476 palavras 2 páginas
Donald L. Shaw – Perfil bibliográfico

1. Período em que surge a teoria
A teoria chamada “agenda – setting“, surge em meados da década de 30, no ano de 1938, desenvolvido em conjunto com Maxwell McCombs. 2. Fatos marcantes da década de 30
Foi uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Neste período, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que Hitler chamava de "raças inferiores", em especial os judeus. Tem início em 1939 a Segunda Guerra Mundial, que sucedeu à Guerra civil de Espanha (1936-1939). Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York. 3. Como o teórico começou suas reflexões e pesquisas realizadas
Desenvolvido em conjunto com Maxwell McCombs (1938), a teoria conhecida como "agenda-setting" e com ele começou a publicar seu primeiros trabalhos teóricos ("As funções de definição da agenda dos meios de comunicação", trimestrais Opinião Pública, vol 36, 1972.), que foi desenvolvido no livro “O Surgimento de Assuntos Políticos americanos: a função de ajuste Agenda da Imprensa” (1977) .

4. Elaboração da teoria e abordagem
O conceito e elaboração de "agenda-setting", em que Shaw teoriza com Maxwell McCombs, diz respeito à influência que o conteúdo de mídia têm sobre as preocupações dos destinatários em seus temas de discussão sobre a gestão de seus interesses, etc . A preparação da agenda é a base da sociologia política e é particularmente forte nas fases eleitorais, em que os políticos, através dos meios de comunicação, para manter a atenção eo pulso de opinião em torno das questões que estão sendo do seu programa.

O conceito de "agenda-setting", por outro lado, pelo menos como as determinações do público decorrentes do conteúdo dos meios de comunicação, veio já sugerido por outros autores, incluindo Bernard Berelson, Walter Lippmann, etc.
McCombs e Shaw estudada através de sucessivos estudos

Relacionados