Resumo doutrinas da ética

Páginas: 10 (2380 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
CAPÍTULO XI - DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS

1. Ética e História
As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentesépocas e sociedades com respostas aos problemas básicos apresentados pelasrelações entre os homens, e particularmente pelo seu comportamento moralefetivo. Por isso, as doutrinas éticas devem ser consideradas dentro de umprocesso histórico de mudança esucessão. Quando muda radicalmente a vidasocial, muda também a vida moral – e os princípios, valores ou normas acabamsendo substituídos por outros.
2. Ética Grega
A ética, analisada quer sob um aspecto descritivo-científico quer sob um aspectoprescritivo-normativo, não pode ser desvinculada do contexto social em que épensada e praticada. Destarte, a cada momento histórico corresponde umacorrentefilosófica que traz em si uma concepção peculiar do que seja a ética e amoral. Não só isso, lembra Vázquez, mas as doutrinas, para além dacorrespondência que possuem com seu contexto histórico, político e econômico,correlacionam-se entre si, negando-se e confirmando-se umas às outras.Os primeiros estudos sistematizados da ética e da moral no Ocidente datam daantiga civilização grega. Uma particularidadecomum às diversas correntes queali tiveram o seu nascimento é certamente o viés político dado aos conceitos deética e moral. De fato, o surgimento e o apogeu das chamadas cidades-estadosinfluenciaram sobremaneira o pensamento dos principais pensadores da época.Os sofistas, corrente filosófica anterior a grande reviravolta realizada pelopensamento socrático, deram o primeiro passo dos gregos naqueladireção do pensamento ocidental que teve seu nascimento oficial com Sócrates, qual seja, ade um abandono de uma abordagem naturalista do conhecimento e a busca deum conhecimento que tem no homem a sua origem. Assim, os sofistas trocaram a preocupação de se tentar entender o mundo, o universo e seu funcionamento e passaram a concentrar esforços na compreensão e no estudo do homem. Tratava-se,contudo, da busca de um saber prático, que pudesse ser utilizado na prática. Chegaram, neste sentido, a desenvolver a arte da retórica, ferramenta discursiva à disposição dos homens que participavam do campo político. Sócrates retomará a abordagem antropológica (centrada no homem) dos sofistas e desenvolvera sua própria corrente. No campo da ética e da moral, as idéias básicas de seu pensamento são asde que a felicidade constitui o fim último do homem, esta somente é alcançada através da prática do bem e, finalmente, somente o homem que ignora o bem pratica o mal.Já Platão, discípulo de Aristóteles, introduz um viés político claro em suas concepções de ética e moral. Seu pensamento caracteriza-se por uma concepção dualística do mundo, que estaria dividido no mundo perfeito das ideias e nomundo imperfeito das sensações, e tripartida da alma, que seria composta pela razão, vontade e apetite.
Segundo Platão, o aperfeiçoamento da alma estaria em certas virtudes cuja prática teriam relação com o desenvolvimento de cada uma destas partes da alma. Neste sentido, a prudência desenvolveria a razão, a fortaleza desenvolveria a vontade e, finalmente, a temperança desenvolveria o apetite.Aristóteles, discípulo de Platão, desenvolveu a teoria do ato e da potência.
Todo ser é ato de si mas potência de algo vindouro. Destarte, uma semente é ato de si,mas é potência de uma futura árvore. O homem, nesta concepção, é ato de simas potência de algo superior, algo que é o fim último de sua existência. Para Aristóteles, este fim seria um estado de plena felicidade, alcançável somente através dameditação teórica e da prática de virtudes. É importante ressaltar que o filósofo de Estagira concebia as virtudes como sendo o meio-termo de extremos absolutos. Assim, por exemplo, a virtude justiça é o meio termo entre o egoísmo e o esquecimento. Tanto Platão quanto Aristóteles postulavam que a vida moral só poderia ganhar efetividade no espaço e no cotidiano das cidades-estados, daí,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doutrinas eticas
  • Doutrinas Éticas
  • Doutrinas éticas
  • Doutrinas Éticas
  • Doutrinas éticas
  • Doutrinas eticas e fundamentais
  • Ética como doutrina da conduta humana
  • Principais doutrinas éticas(moderna)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!