Resumo dos três pensamentos pedagógicos: iluminista, positivista e brasileiro

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
FACULDADE PITÁGORAS UNIDADE DE LINHARES
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

DAIARA DOS SANTOSBOLSONI
GEÓRGIA GIOVANELLI DOS SANTOS

RESUMO DOS TRÊS PENSAMENTOS PEDAGÓGICOS: ILUMINISTA, POSITIVISTA E BRASILEIRO

LINHARES
2012
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ILUMINISTA

O pensamento iluminista surgiu no século XVII, que se fortaleceu com a Revolução Francesa, na época em que se buscavam asliberdades individuais, contra o obscurantismo da Igreja e a prepotência dos governantes.

Na época auge do Iluminismo, Jean Jacques Rousseau, inaugurou uma nova era na história da educação. A educação se tornou obrigatória, assim se fazendo escolas públicas, filha da revolução burguesa, educação laica, gratuitamente oferecida pelo Estado para todos, mais ainda elitista, pois só os mais capazes podiamprosseguir até a universidade.

A educação da época não deveria apenas instruir, mas permitir que a natureza desabrochasse na criança, sem repressões.

Podemos perceber que o século XVIII a burguesia desenvolveu um esforço maior para estabelecer o controle civil da educação através da instituição do ensino público nacional. Assim, com o crescimento da sociedade econômica o controle que aigreja empunhava sobre a educação e os governantes civis foram aos poucos decaindo.

A Revolução Francesa tentou plasmar o educando a partir da consciência de classe, que era o centro conteúdo de programático, a burguesia tinha clareza do que esperava da educação.

O Iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa, a classe trabalhadora tinha o mínimo de educação, pois aburguesia ascendia sobre os ideais de liberdade. A liberdade para os burgueses consistia em estarem livres para a acumulação de riquezas, os intelectuais da época, cultivavam a noção de liberdade da essência do homem.

A liberdade e a igualdade eram nocivas para os burgueses, pois provocaria padronização das classes e a educação popular deveria fazer com que o povo aceitasse sua pobreza.

OPENSAMENTO PEDAGÓGICO POSITIVISTA

O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa da educação, foi representada por seus dois expoentes máximos: AUGUSTO COMTE (1798-1857) e 1842 e KARL MARX (1818-1883). Comte combateu o espírito religioso, mas acabou propondo a instituição do que chamou “religião da humanidade” para substituir a Igreja.

Segundo ele, a humanidade passou portrês etapas sucessivas: o estado teológico, durante o qual o homem explicava a natureza por agentes sobrenaturais; o estado metafísico, no qual tudo se justifica através de noções abstratas como essência, substância, causalidade, etc.; e o estado positivo, o atual, onde se buscam as leis científicas.

Discípulo de Comte, Herbert Spencer (1820-1903) deixou de lado a concepção religiosa do mestree valorizou o principio da formação científica na educação. Um dos principais expoentes na sociologia da educação positivista foi Émile Durkheim (1858-1917), que considerava a educação como imagem e reflexo da sociedade, assim segundo ele a pedagogia seria uma teoria da prática social.
Para os pensadores positivistas, a libertação social e política passavam pelo desenvolvimento da ciência e datecnologia, sob o controle das elites. O positivismo nasceu como filosofia, portanto interrogando-se sobre o real e a ordem existente, mas, ao dar uma resposta ao social, afirmou-se como ideologia.

Segundo o autor a expressão do positivismo no Brasil inspirou a Velha República e o golpe militar de 1964. Segundo essa ideologia de ordem, o país não seria mais governado pelas “paixões políticas”,mas pela racionalidade dos cientistas desinteressados e eficientes: os tecnocratas.

Durkheim, ao contrario de Rosseau declarava que o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torna-se solidário. Por isso, para ele a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontraram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pensamento pedagógico iluminista
  • Pensamento Pedagógico Iluminista
  • Pensamentos pedagogicos positivistas
  • pensamento pedagógico iluminista
  • O Pensamento Pedagógico Iluminista
  • Pensamento pedagogico positivista
  • Resumo do pensamento iluminista
  • pensamento pedagógico brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!