resumo dos primeiros capitulos do livro História econômica do Brasil.Prado Junior, Caio São Paulo : brasiliense

792 palavras 4 páginas
Os países da Europa antes do século XV usava como meio de transporte as vias terrestres para expandir seu comércio, mais tarde passou a usufruir das navegações que fizeram os países terem uma relação comercial mais intensa. O país que foi privilegiado com essa expansão ultramarina foi Portugal por está situado próximo ao oceano.
Na metade do século XV Portugal começa a traçar um plano contornar a África para atingir o Oriente esse plano seria para abrir uma rota para chegar nas Índias onde se encontravam as especiarias preciosas. Logo depois os espanhóis travam uma rota também mas essa pelo Ocidente ao invés de Oriente, foi ai que descobriram a América seguidos por Portugal que também encontrou o continente, depois seguidos por outros países. Então estava aberta a rota marítima, e todos queriam sair à frente, mas ainda existiam alguns países que dominavam o antigo sistema comercial terrestre ou mediterrâneo, devido a sua localização geográfica que não os prevalecia para as rotas marítimas ficando assim presos ao antigo sistema chegando atrasados em relação aos outros países.
Os povos da Europa buscavam na América interesses comercias e não em primeira estância a colonização, nessas terras estranhas apenas ocupavam os agentes comercias funcionários e militares para defesa, o povoamento so aconteceu por necessidades impostas por circunstâncias imprevistas. Na América se encontravam apenas indígenas que não tinham muita coisa para oferecer para a comercialização que eles buscavam. Porém um pais fez diferente, Portugal passou a colonizar as ilhas do Atlântico a principio ninguém pensava em outra forma de especiarias se que não fosse o extrativismo e o antigo sistemas de feitorias comerciais, que eram as madeiras e tinturarias.
Os espanhóis tiveram sorte de encontrar no Peru e México os metais preciosos a prata e o ouro, entretanto esses metais não eram em muita quantidade, eles intensificaram a colonização espanhola nos países citados. Os exploradores achavam que

Relacionados