RESUMO_DOS_LIVROS PLANEJAMENTO_URBANO_CAP

1151 palavras 5 páginas
Resumo de
Duarte, Fábio
Resumo de
Campos Filho
[ Planejamento Urbano. Cap. I
(pág. 23 a 57)
Reinvente seu Bairro. Apêndice. I
(pág. 201 a 206)]

1

URBANIZAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS
Resumo de DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Cap. I (pág. 23 a 57)

Para uma boa compreensão do cap 1, do livro Planejamento Urbano, o autor
Fábio Duarte, a conceitua Planejamento Urbano e Urbano. Relaciona o planejamento urbano com as demais expressões já conhecidas como desenho e, que devido ao foco no estudo da cidade e suas características físicas, sociais, culturais e morais o planejamento urbano é o termo mais amplo de todas as expressões do ato de planejar a cidade em sua amplitude.
Já o Urbano é o ato de intervir fisicamente na cidade, como construir, reformar ou revitalizar. “a origem do termo urbanismo esta mais ligado à características físicoterritoriais das cidades” (p. 25).
Fábio Duarte, deixa claro que o planejamento urbano não esta restrito a uma disciplina específica, compreende um campo de conhecimento amplo que envolve equipes multidisciplinares, onde envolve profissionais de diversas áreas, entre elas estão direito, engenharia, sociologia, arquitetos, administração entre outros. Esse planejamento possibilita desenvolver objetivos programados através de uma base que, tem em vista o crescimento da cidade através dos recursos disponíveis e programe o desenvolvimento da cidade ao longo de determinados prazos, anos etc.
“Afinal, podemos definir planejamento como conjunto de medidas tomadas para que sejam atingidos os objetivos desejados, tendo em vista os recursos disponíveis e os fatores externos que podem influir nesse processo” (p. 26).
Para que os resultados do planejamento urbano sejam alcançados, os objetivos são definidos, tendo em vista os recursos disponíveis, sejam eles através de tendências, regras como o Plano Diretor, que define a ocupação do solo e demais estratégias para a cidade. Em diversas etapas, inclusive no desenvolvimento do Plano Diretor, os

Relacionados