RESUMO DOS FILMES "A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA" E "O QUATRILHO"

939 palavras 4 páginas
RESENHA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA

No primeiro capítulo do livro conceitos fundamentais da matemática, Bento Caraça explica que os números surgiram da necessidade individual e social do homem que se intensificava com o passar do tempo e para resolver seus problemas relacionados à contagem foram surgindo lentamente os números naturais, levando milhares de anos para se desenvolverem. Nesse capítulo nos é apresentada à criação do símbolo zero que surgiu da necessidade da numeração escrita e de se efetuar as operações.
Caraça indica que a contagem é a correspondência sucessiva de cada objeto com um número natural e as classifica como recíprocas, completas, inivocas (um-a-um), um-a-varios e biunívoca. Ele caracteriza a equivalência pela igualdade e a prevalência pela desigualdade no número de objetos. Explica que o homem tem a tendência de generalizar e estender as aquisições do seu pensamento e foi por esse princípio de extensão que se desenvolveu a noção de infinito.
Caraça diz que um conjunto de certos elementos é quando os elementos são entidades determinadas do conjunto e há possibilidade de averiguar se um elemento qualquer pertence ou não ao conjunto. Depois de introduzir o conceito de conjunto ele explica as operações aritméticas: adição, multiplicação, potenciação e as sua operações inversas: subtração, divisão, radiciação e logaritimação. Além de conceituar as operações, o autor dá nome aos termos de cada uma delas, deixando claro o papel desempenhado por eles e apresenta as propriedades das operações.
No capítulo II o autor inicia falando sobre a origem da geometria, que foi se desenvolvendo devido à necessidade que o homem tinha de medir suas terras para saber a quantidade de sementes a ser semeadas, para as relações de venda de terra, bem como determinar o valor do imposto a ser pago. Para realizar as medições foi necessário criar e subdividir unidades e com isso percebeu-se que não se conseguia expressar todas as unidades com números

Relacionados

  • Cinema Brasileiro
    8385 palavras | 34 páginas
  • trabalho de Psicologia do Desenvolvimento Ciclo Vital 2015
    2014 palavras | 9 páginas
  • Sexualidade
    86371 palavras | 346 páginas