Resumo dos documentos: parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultual, orientação sexual e diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-racias e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

458 palavras 2 páginas
Parâmetros curriculares nacionais
Pluralidade cultural Orientação sexual

O documento nos traz informações detalhadas que poderão contribuir para a formação de novas mentalidades, com o intuito de superar todas as formas de discriminação. Pode-se dizer que nele contém um rico conteúdo que poderá servir como base a ser desenvolvida pelo educador em sala de aula, pois nos mostra a necessidade de conhecer, aprender e ensinar a história da diversidade étnica e cultural do nosso país, especificando os conteúdos e objetivos que deverão ser utilizados no decorrer de todo o ensino fundamental. Um de seus objetivos é incentivar e preparar o educador para formar verdadeiros cidadãos, os quais deverão ter uma visão renovada sobre as diferentes culturas, conscientizado-os do valor de cada uma, para que assim, seus integrantes venham sentir-se bem dentro de sua verdadeira cultura, sem ter que escondê-la por medo de serem constrangidos.
As escolas tem sido um dos lugares onde ocorrem freqüentes manifestações de discriminação social e étnica, e é nelas que se tem depositado a esperança de superação desses atos ignorantes, pois é lá, que os cidadãos são formados e deverão sair prontos para enfrentar a sociedade. O texto tem deixando claro que este cidadão deve se reconhecer como o tal, expondo assim seus pensamentos e críticas em um país que não somente leve em conta, mas, que também faça uso de suas idéias. Essa é uma esperança que cabe á escola o dever de lutar para toná-la real, por isso ela tem a obrigação de infiltrar profissionais preparados para que esse método venha ser desenvolvido e o objetivo de superação alcançado.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O documento chama nossa atenção para as leis políticas que foram criadas a fim de combater o racismo e as discriminações que atingem com freqüência os negros. Ele busca a valorização de

Relacionados