Resumo dos cap tulos 10 e 11 Transfer ncia de Tecnlogia

3002 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Resumo dos capítulos 10 e 11 do livro
Transferência de Tecnologia

Thales dos Santos Domingues

Cuiabá, 15 de junho de 2015

Empreendedorismo tecnológico, pré-incubação e incubação.

Capítulo 10.1 – Inovação e empreendedorismo científico e tecnológico: alguns aspectos da experiência da Inova e Unicamp
Conceitos e práticas relacionadas ao empreendedorismo de base científica e tecnológica são poucos explorados pelos grupos de pesquisadores da área de inovação tecnológica. Empreendedorismo a partir de ciência e tecnologia tem particularidades em relação aos outros tipos, possuem natureza, características e motivações específicas.
Devido o tema ser pouco explorado no cenário brasileiro, há um crescente interesse relacionado ao assunto, como por exemplo: processos de transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo baseados na produção científica e tecnológica.
É esperado que um aprofundamento nos conceitos e práticas de pesquisa, educação e criação de novos empreendimentos gere resultados úteis a execução de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo relacionado à ciência e tecnologia.

Capítulo 10.2 Inova-Semente – O modelo da Inova Unicamp
A Inova-Semente é um projeto que dá suporte a empreendimentos emergentes em novas tecnologias, em outras palavras, é responsável pela pré-incubação. A palavra préincubação, na forma mais usual está vinculada à idéia de um empreendimento, mas no âmbito empresarial, em vias de se tornar residente em alguma incubadora de empresas.
Uma característica peculiar dos empreendimentos da Inova-Semente é que são projetos de tecnologias da universidade ainda na fase embrionária. O padrão para transferência de tecnologia das universidades de pesquisa encontra-se em sua maior parte na fase inicial de desenvolvimento.
Desta forma, o objetivo principal do programa Inova-Semente é integrar:
i.
partir dos ii. iii.

Criação de novos empreendimentos

Relacionados