Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro curso de economia de fábio nasser

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Capitulo 13 – Microeconomia: Os regimes de mercado

Demanda é a quantidade de determinado produto que o consumidor deseja e está disposto a adquirir num determinado período de tempo, coeteris paribus. E a oferta é a quantidade de bens ou serviços que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo, coeteris paribus.
Num gráfico quandoas curvas de procura e de oferta se encontram, temos o ponto de equilíbrio em que os vendedores estarão dispostos a ceder certa quantidade e os compradores estarão dispostos a obtê-las. Essas curvas apresentam apenas hipóteses, possibilidades que só se concretizarão quando se der a intersecção das duas curvas, ou seja, quando há o equilíbrio.
O preço atingido nesse equilibro será nomeadocomo preço de mercado. Preços superiores a este encontrariam vendedores dispostos a praticá-los, mas não atrairiam compradores. O inverso, os compradores iriam adquirir quantidades bem maiores do bem, mas não encontrariam vendedores prontos a fazê-lo.
Quando dizemos que a oferta é menor que a procura, essa frase não tem sentido, pois a um dado preço haverá sempre uma procura para absorver aquantidade oferecida àquele preço. Essa frase só teria sentido se caso uma força, como o Estado, estabelecesse um preço arbitrariamente baixo. Os vendedores, por sua vez, não estariam dispostos a oferecer a quantidade desejada pelos consumidores, o que acarretaria um desabastecimento, isto é, uma redução drástica da oferta. Isso prova a inoperância dos tabelamentos, exceto em casos excepcionais ede curta duração ou de economia de guerra. A única forma de se fazer respeitar o tabelamento é acoplando-a a um rígido sistema de racionamento. Isso ocorreu na Inglaterra pós-segunda guerra mundial.
Não existem fronteiras absolutas e bem definidas, mas pode-se identificar cinco grandes estruturas de mercado: a concorrência perfeita, a concorrência imperfeita, o oligopólio, o monopólio e omonopólio bilateral. A concorrência perfeita e o monopólio bilateral são bastante teóricos e constituem um padrão referencial útil para permitir uma medida e uma análise mais acurada do funcionamento concreto dos demais regimes.
A evolução de um regime ao outro, se dá pela intensidade da concorrência. Ou seja, ela é máxima no extremo esquerdo da linha e mínima ou inexistente no extremo oposto.Essa representação mostra que a concorrência é uma questão de grau e não algo que exista ou não exista.
O regime de concorrência perfeita exige para se considerar caracterizado um grande número de requisitos que deixam claro que este se trata de uma situação teórica cujo conhecimento revela-se necessário para melhor apreensão do que se passa na prática, ou seja, é muito maisabstração do que uma situação encontrada na realidade.
Ele funciona sem as ressalvas da lei da oferta e da demanda, pois diz que o consumidor é quem manda em todo o aparato produtivo. Os produtores tenderão a oferecer o máximo de quantidade compatível com os seus custos. E, além disso, não existiria lucro, pois o custo incluiria uma remuneração do empreendedor pelo seu custo de oportunidade. Numregime como este, não tem como se imaginar um desenvolvimento permanente, pois não são gerados recursos para investimentos em técnicas e equipamentos já que a tendência dada ao lucro do empresário é zero.
Este modelo é abstrato, mas alguns mercados da vida real se aproximam bastante dele, quanto às suas características básicas. Como é o caso do mercado internacional de commodities e as bolsas demercadorias e de valores.
O regime da concorrência imperfeita se assemelha ao anterior devido à existência de um grande número de compradores e vendedores, mas nos demais requisitos são totalmente opostas, principalmente em relação à homogeneidade dos produtos e sua atomização. Portanto, determinados consumidores estão atados a determinados fornecedores.
O mercado apresenta-se,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro Chiavenatto
  • Resumo dos capítulos 13, 14 e 15 do livro methodology in tesol
  • Resumos dos Capítulos 13, 14 & 15
  • Resumo do Capítulo 9 “A Política Econômica e o Ordenamento Jurídico” do livro “Curso de Economia”
  • Resumo Livro Casimiro Montenegro Caps. 13, 14, 15
  • RESUMO DOS CAPÍTULOS 13, 14 E 15 DO LIVRO “CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES” DE CARLOS EDUARDO NOVAES
  • resumo capítulos 13/14/15 Livro
  • Resumo dos capítulos 13 e 14 de TGA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!