Resumo dos capítulos 1 e 2 do Livro Biogeografia. COX & MOORE, 2009

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Resumo dos capítulos 1 e 2 do Livro Biogeografia. COX & MOORE, 2009.Texto 1: Introdução à Biogeografia
A biogeografia é uma ciência multidisciplinar que estuda as coisas vivas no espaço e no tempo. As descobertas e expedições geográficas do século XVIII foram fundamentais para a ascensão da biogeografia como disciplina, já que suas origens remontam às ciências correlatas (geografia,biologia, paleontologia e ecologia). A tarefa do biogeógrafo não consiste apenas em responder as questões especificas da biogeografia, mas também buscar regras gerais para explicar tais observações. Para responder as questões da biogeografia, o conhecimento de climatologia, geologia, pedologia, ecologia e outras ciências ambientais se fazem necessário para poder explicar questões abordadas/investigadaspela biogeografia e também lida com todos os níveis de escala, que pode detalhar e revelar o quão complexo os padrões de organismos pode ser. Mas nem todos os estudos podem ser respondidos por estudos espaciais de escala, necessitando usar outros conhecimentos (fitologia, desenvolvimento evolutivo de uma determinada espécie naquela região, localização geográfica, por exemplo).
Quando estudosnecessitam serem estudados com grandes escalas espaciais e sequências temporais longas, os biogeógrafos usam o termo “macroecologia”, pois os pesquisadores precisam apelar tanto para os macroaspectos quanto para os microaspectos da ecologia para poder responder todos os questionamentos formulados. A interação entre organismos podem determinar a localização das espécies, o que necessita de uma grandeatenção dos biogeógrafos e ecologistas para entender esses relacionamentos e como eles afetam nas mudanças ambientais.
O estudo é bem minucioso e requer muita atenção, sendo uma rede complexa e que a alteração em um dos componentes do sistema pode afetar os demais componentes do sistema e os biogeógrafos precisam estar atentos para essas complexidades nos sistemas que esteja estudando. Outrosfatores importantíssimos na disciplina são o tempo e o espaço, que precisam ser considerados em diferentes escalas. É parte essencial do trabalho dos biogeógrafos estudar as fontes de inovações, ou seja, os meios através dos quais novas espécies podem ser gerados. Isso pode ser feito através da apreciação e compreensão da biodiversidade, onde espécies são extintas e outras podem surgir. O tempo queisso pode levar, a adaptação que essas novas espécies levarão para se adaptarem às condições ambientais do meio em que viverão, por exemplo. Todos esses aspetos precisam ser considerados, por isso os biogeógrafos necessitam de uma boa bagagem interdisciplinar e entendimento dessas complexidades. Sendo assim, a disciplina da Biogeografia nunca pode ser considerada estática, pois precisa estarsempre em alerta e levar em consideração muitos aspectos e em escalas diferentes, no espaço e tempo estudados, sendo no passado ou no presente. Nem o tempo permanece estático, por exemplo, pois os movimentos e fragmentação dos continentes repercutiram na distribuição dos animais e plantas, por exemplo.
A taxonomia – o estudo dos relacionamentos evolutivos entre espécies e internamente a umdeterminado grupo de espécies- fundamenta a biogeografia. A Biogeografia insular- onde uma ilha é um laboratório natural para os efeitos do isolamento através de fatores que o geram (biológicos e ambientais)- tem desenvolvido suas próprias séries de modelos e hipóteses. Alguns estudos biogeográficos necessitam de um maior tempo para que os fenômenos sejam investigados, por exemplo, dos efeitos de umasérie de verões secos sobre as mudanças ecológicas locais afetam a distribuição dos indivíduos de uma espécie em uma área de milhares de metros quadrados. Nos estudos biogeográfico-históricos é necessário de longo prazo é necessária uma abordagem distinta, pois se trata de longos prazos e sua análise precisa ser especifica e minuciosa. O período mais recente – os últimos dois milhões de anos-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro de samuel 1
  • Resumo dos capítulos 1 e 2 do livro o que é etnocentrismo
  • Resumo dos capitulos 1 e 2 livro Gestão Ambiental
  • resumo capitulo 1 e 2 livro filosofando
  • Resumo capítulos 1 e 2 do livro pesquisa em turismo
  • Resumo do 1° e 2° capitulo do livro preconceito linguistico
  • Resumo Capitulo 1 Livro 2
  • Resumo Capitulo 1 E 2 Do Livro Nonet E Selznick

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!