Resumo dos 3 sociólogos clássicos Karl Marx, Emile Durkhein e Marx Webber

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
Faça um resumo dos 3 sociólogos clássicos

Karl Marx é um alemão nascido em 1818 e falecido em 1883. Sua obra mais importante se chama: “Manuscritos Econômicos e Filosóficos” (1884) que mostra uma noção fundamental de modo de produção, que seriam homens associados e realizando atividades em prol da sua sobrevivência. Além disso, um dos destaques dos estudos de Marx é a ideia das classessociais, segundo ele, estas se enfrentam e fazem a história se movimentar (motor propulsor da história). Marx, com suas ideias visionárias previu a luta de classes entre a burguesia e o proletariado, segundo ele, para que essa luta se desdobrasse uma revolução, o país teria que antes chegar em um ponto máximo do capitalismo, onde o proletariado se sentisse oprimido e assim eclodisse uma revolução.
Alémdisso, Karl defendia o conceito de Materialismo Histórico, que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento no curso da história, por meio de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção. Marx confrontou o homem e a natureza, segundo ele, seja qual for a condição do homem ele sempre tem que enfrentar a natureza a fim de sobreviver, essa é a sobrevivência adaptativa, Além disso,como outra teoria de Marx, podemos citar diferenciação da sociedade em dois níveis: Infraestrutura-toda a base material que move a sociedade. fundamentada na relação do homem com a natureza e na relação dos homens entre si. É ela que determina a superestrutura, que por sua vez são todas as ideias, os costumes, educação, as religiões, filosofia e tradições, ou seja, a concepção abstrata .

EmileDurkheim é o fundador da sociologia propriamente dita, ele nasceu na frança em 1858 e faleceu em 1917, uma obra de destaque é “As regras do método sociológico” (1895), e estabelece as bases teórico metodológicas da Sociologia. Emile estruturou e sedimentou o conhecimento e o método citados primeiramente por Augusto Comte, a chamada Primeira disciplina de sociologia, ele foi influenciado por W.Hundt, onde estudou a área de psicologia dos mesmos. Durkheim aborda a sociedade como fato sui generis (um gênero em si mesmo), ou seja, como se a sociologia tivesse uma natureza própria, independente de outros fenômenos, ou seja, mesmo que a sociologia envolva pessoas, e consequentemente outras ciências ela é “algo em si mesmo”, surge assim o termo “totalidade social. Por meio desses pensamentos,Durkheim sugeriu a “consciência coletiva”. Além disso, Durkheim estudou outros dois conceitos. O da normalidade e o da patologia social.
Normalidade seriam praticas, valores, crenças, que determinaram o que é a normalidade, considerado um determinado grupo em uma determinada época. Caso a sociedade mude, isso deixa de ser normal, uma dificuldade com a maior liberdade individual é estabelecer umpadrão considerado como “normal”, já a patologia social é oriunda da crescente complexidade nas sociedades. nas crises por exemplo, é difícil estabelecer o que é normal, esse é o momento em que a patologia social acontece. Você não consegue mais julgar as pessoas, não sabe mais o que é normal. A tolerância social aumenta muito nesses casos.


Max Weber alemão nascido em 1864 e falecido em 1920 tevecomo influências Karl Marx e W. Hegel Sua obra de destaque se chama “Economia e Sociedade”(1922). Para ele há uma complexidade entre o individuo e a sociedade, uma vez que ele considera o individuo importante, quer saber o que ele sente e o que faz agir na sociedade da maneira que age, surge então o conceito de individualismo metodológico, ou seja, para entender a sociologia é preciso entender oindivíduo, e consequentemente surge Metodologia do desencantamento, tudo se resume ao lucro (jaula de ferro)
Weber confrontou as ciências da natureza com as ciências da cultura. Segundo ele, jamais esgotaremos debates sobre ciências culturais, logo criou a metodologia do “Tipo Ideal” que por sua vez confronta o tipo real. Trouxe também noções da sociologia de dominação, e da dominação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo dos 3 grandes sociologos: Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.
  • Resumo, Um toque de Clássicos Karl Marx
  • Resumo karl marx-um toque de clássicos
  • Conceitos de karl marx, max weber e emile durkhein
  • Sociologia de èmile Durkhein, Max Weber e Karl Marx
  • Resumo karl marx, emile durkheim e max weber
  • Resumo augusto comte, émile durkheim e karl marx
  • Resumo max weber, karl marx e émile durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!