Resumo dos 3 sociólogos clássicos Karl Marx, Emile Durkhein e Marx Webber

1728 palavras 7 páginas
Faça um resumo dos 3 sociólogos clássicos

Karl Marx é um alemão nascido em 1818 e falecido em 1883. Sua obra mais importante se chama: “Manuscritos Econômicos e Filosóficos” (1884) que mostra uma noção fundamental de modo de produção, que seriam homens associados e realizando atividades em prol da sua sobrevivência. Além disso, um dos destaques dos estudos de Marx é a ideia das classes sociais, segundo ele, estas se enfrentam e fazem a história se movimentar (motor propulsor da história). Marx, com suas ideias visionárias previu a luta de classes entre a burguesia e o proletariado, segundo ele, para que essa luta se desdobrasse uma revolução, o país teria que antes chegar em um ponto máximo do capitalismo, onde o proletariado se sentisse oprimido e assim eclodisse uma revolução.
Além disso, Karl defendia o conceito de Materialismo Histórico, que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento no curso da história, por meio de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção. Marx confrontou o homem e a natureza, segundo ele, seja qual for a condição do homem ele sempre tem que enfrentar a natureza a fim de sobreviver, essa é a sobrevivência adaptativa, Além disso, como outra teoria de Marx, podemos citar diferenciação da sociedade em dois níveis: Infraestrutura-toda a base material que move a sociedade. fundamentada na relação do homem com a natureza e na relação dos homens entre si. É ela que determina a superestrutura, que por sua vez são todas as ideias, os costumes, educação, as religiões, filosofia e tradições, ou seja, a concepção abstrata .

Emile Durkheim é o fundador da sociologia propriamente dita, ele nasceu na frança em 1858 e faleceu em 1917, uma obra de destaque é “As regras do método sociológico” (1895), e estabelece as bases teórico metodológicas da Sociologia. Emile estruturou e sedimentou o conhecimento e o método citados primeiramente por Augusto Comte, a chamada Primeira disciplina de sociologia, ele foi influenciado por W.

Relacionados