Resumo do vídeo “AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA E OS PRIMEIROS AUTORES”

1034 palavras 5 páginas
Clara Gonçalves Matrícula: 2013222162

Resumo do vídeo “AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA E OS PRIMEIROS AUTORES”

O vídeo “As origens da Sociologia e os primeiros autores” mostra os elementos que levaram o surgimento da sociologia e mostra também os primeiros autores que estudaram a sociedade buscando compreendê-la e transforma-la com suas ideias.
Os autores citados no vídeo foram Karl Max, Émile Durkheim e Max Weber. Esses autores passaram a estudar a sociedade para então transformá-la.
A palavra sociologia foi criada por Auguste Comte, pois ele estava preocupado em compreender a sociedade europeia para poder transformá-la. As transformações promovidas pelo capitalismo gerava uma série de conflitos entre os trabalhadores e a classe dominante, a burguesia. Isso deixava a sociedade europeia desestruturada.
Os primeiros autores observaram que a forma de organização social estava apresentando problemas. Era necessário construir um instrumental de análise da sociedade para poder melhorá-la.
A Revolução industrial transformou a maneira como as pessoas produziam os seus bens. A sociedade começou a produzir para venda e não para seu próprio consumo. Isso causou o deslocamento das pessoas que viviam no campo para as cidades para trabalhar nas fábricas. As cidades cresceram de maneira acelerada sem ter condições de abrigar o número de pessoas que chegavam. Com a migração do campo para cidade, reduziu o número de pessoas que produziam alimentos, causando fome. As habitações na cidade eram precárias, gerando conflitos trabalhistas, por habitação e por saneamento.
A sociedade não conseguia ser estável. Com isso vários pensadores começaram a estudar a sociedade, transformando-a em objeto de estudo.
A Revolução Francesa concretizou as ideias do iluminismo, que é a liberdade, igualdade e racionalismo (o mundo pode ser compreendido pelos homens). Isso compõe um conjunto filosófico distinto do feudalismo – tudo o q acontecia na vida coletiva e privada, era resultado da

Relacionados