resumo do Velho e o Mar de Ernest Hemingwey

1896 palavras 8 páginas
O velho Santiago pescava na Corrente do Golfo, e já haviam 84 dias sem nenhum sucesso na sua actividade, 40 dos quais – os primeiros – na companhia de um rapaz, que foi expressamente proibido de pescar com o velho por causa da sua falta de sorte, porém, o rapaz cada vez mais se compadecia do velho que por dias a fio voltava do alto mar com a esquife vazia.
O velho era já avançado de idade, todavia novo na esperança que os seus olhos reflectiam, e ganhara o afecto do rapaz por ter o ensinado a pescar desde que este estava com cinco anos de idade.
No primeiro dia desta narrativa, o velho mais uma vez não havia pescado nada, e o rapaz na sua afeição e para consola-lo, convida-o para um copo de Cerveja no Terraço. O Terraço era um bar que pela sua localização era frequentado maioritariamente por pescadores e turistas, lá o velho era ao mesmo tempo ostracizado e consolado pelos outros pescadores.
Ao cair da tarde o velho regressava à sua cabana acompanhado pelo rapaz que o ajudava a levar o material de pesca. A cabana do velho era feita de ramos de palmeira e era muito pequena cabendo nela uma cama, uma mesa, uma cadeira, um lugar no chão para cozinhar a carvão de choça, e algumas imagens que faziam crer que o velho era católico.
No final do dia o velho e o rapaz falaram sobre Basebol o desporto favorito do velho, e depois de o rapaz retirar-se o velho adormeceu e sonhou com África, com as extensas praias douradas, com o tempo em que era menino, e sonhava também com leões que brincavam sobre a praia.
Nas primeiras horas do dia seguinte Santiago levantou-se cedo com plena confiança numa boa pescaria confidenciou a Manolim, este de pronto decidiu providenciar algumas sardinhas para o velho, bem como iscas para a empreitada.
Ainda na alvorada o velho partia para aquela que seria a sua grande façanha. Ao longo do seu caminho sentia a presença dos seus amigos os peixes voadores, senta ainda pena das andorinhas do mar por terem dificuldades em apanhar peixe. Naquela

Relacionados