Resumo do texto “O Conceito de Economia e a Natureza do Econômico – Alguns Conceitos Bássicos”

1437 palavras 6 páginas
Resumo do texto “O Conceito de Economia e a Natureza do Econômico – Alguns Conceitos Bássicos”

As necessidades humanas são grandes e variáveis. Não há maneira de definirmos o que deve e o que não deve ser colocado como útil ou inútil, pois isto dependeria do ponto de vista do observador. A Economia enquanto ciência se debruça sobre os fatos de maneira objetiva, e não tem como intuito julgar os valores éticos, morais, filosóficos ou quaisquer outros.

Durante toda a história a humanidade consumiu os recursos de que necessitava, moderadamente ou não. Em épocas antigas já existia a necessidade de se obter materiais para a construção de casas, ferramentas de trabalho, dentre outras coisas. Também existia a necessidade de aquisição de bens espirituais, para a alimentação da alma, como os deuses e imagens. Um fato interessante de se observar é que durante períodos de guerras as necessidades da população aumentavam e se modificavam. O processo lento de desenvolvimento dava saltos. No modo de vida antigo as tradições eram respeitadas, sendo assim, as mudanças não eram constantes e pouco se evoluía em quesitos tecnológicos. O sentido da palavra família era mais amplo, pois não incorporava apenas pais e filhos, e sim muitos outros parentes e agregados, como tios, primos, avós e trabalhadores pertencentes a casa.

A sociedade atual desenvolveu uma necessidade muito grande de consumir produtos variados. Mesmo que o foco da economia, como ciência, não seja determinar os valores de certo e errado quanto ao consumo, há de salientar-se que o consumo desenfreado nos leva a uma situação perigosa: a escassez. As autoridades mundiais, percebendo este consumo desenfreado praticado pela sociedade moderna industrial, reuniu uma elite de pensadores universitários, dirigentes de grandes empresas transnacionais, funcionários de alto escalão, entidades internacionais e especialistas convidados para debaterem sobre o tema e tentarem chegar a uma solução para o problema. Eles

Relacionados