Resumo do texto: o que se faz com a linguagem verbal? (celestina magnanti)

264 palavras 2 páginas
RESUMO DO TEXTO: O que se faz com a linguagem verbal? (Celestina Magnanti)

O texto mostra uma visão diferente de casa linguista que aborda a questão da linguagem verbal quando a suas funções e influência perante a língua mãe. Na antiguidade clássica, a função da linguagem era atribuída a externalizar o pensamento. Porém,se concebermos a linguagem como tal, somos levados a afirmações de que as pessoas que não conseguem se expressar não pensam.
Surge então um modelo de forma triática, apontando três fatores básicos para a linguagem: o destinador, o destinatário e o contexto. Partindo desse modelo de três funções, o linguista russo Roman Jakobson ampliou para seis as funções da linguagem.
Jakobson enfoca o perfil da mensagem, conforme meta ou orientação dessa mesma mensagem em casa fator de comunicação, a saber: emissor, receptor, canal, código, referente, mensagem. Outro linguista aprimora as ideias de Jakobson da seguinte forma: a) Função referencial: concentrada no referente; b) Função emotiva ou expressiva: centrada no emissor da mensagem; c) Função conativa: se orienta para o destinatário; d) Função fática: centrada no contato; e) Função poética: que se centra na própria mensagem; f) Função metalinguística: centrada no código.
Como se vê, o linguista Jakobson caracterizou as seis funções da linguagem, cada uma delas estreitamente ligada a um dos seis elementos que compõem o ato de comunicação. Porém numa mesma mensagem, várias funções podem, ocorrer; as funções dialogam, não há mensagem solitária. Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

UFPE
Adolfo

Relacionados