Resumo do texto “O Ensino Universitário na Perspectiva da Complexidade uma Abordagem Moriniana” de Evandro Ricardo Guindani.

1207 palavras 5 páginas
Categorias Modelo jesuítico Modelo napoleônico Modelo alemão Situação do curso, hoje.
Papel do docente Professor repassador de conteúdo indiscutível, a ser memorizado, o modelo da exposição (aula expositiva - quase palestra) acompanhado de exercícios a serem resolvidos pelos alunos Enfocada para obtenção de titulação oficial dos alunos conforme plano de estudos detalhado, uniforme e pré-estabelecido. Atividade livre, associação cooperativa entre professores e alunos sem forma exterior de controle.
Relação em parceria com aluno na direção da construção do conhecimento. Enfocada para obtenção de titulação oficial dos alunos conforme plano de estudos detalhado, uniforme e pré-estabelecido, porém, com relação em parceria com aluno na direção da construção do conhecimento, de acordo com procura do aluno.
Papel do discente Realizam as “Reportationes”, ou seja, anotações para serem memorizadas em exercícios e utilizam um caderno para “Loci Communes”, onde registram por ordem, assuntos, frases significativas, palavras, pensamentos, ou completavam essas anotações com citações transpostas, imitando os clássicos. Aceitação passiva das atividades propostas, papel da memorização do conteúdo pelo aluno como sua obrigação primordial. Papel do aluno se altera, na direção da construção do conhecimento, visto em movimento e transformação. Aluno é convidado a participar da construção do conhecimento, porém, depende exclusivamente dele essa participação.
Metodologia Compõe-se, em síntese de LECTIO, QUAESTIO, REPARATIO, DISPUTATIO. O método escolástico visa a colocação exata e analítica dos temas a serem estudados, clareza nos conceitos e definições, argumentação precisa e sem digressões, expressão rigorosa, lógica e silogística. Fortes resquícios da metodologia jesuítica.
Preocupação com a preservação de uma metodologia tradicional, chamada pedagogia da manutenção. Relação entre professor-aluno calcada no seminário e no controle informal. Ao adentrar a
Universidade, o

Relacionados