Resumo do texto J'acusse de Emile Zola

459 palavras 2 páginas
Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola foi um escritor e jornalista francês, nascido em Paris. Perdeu seu pai aos sete anos e enfrentou muitas dificuldades depois que o poder da empresa do canal Zola saiu das mãos do pai. Em sua infancia, conheceu Paul Cézanne no colégio Bourbon, o qual compartilhava seu amor pela arte, mas com foco na pintura. Depois de abandonar os estudos científicos se tornou chefe de Publicidade na editora Lebrairie Hachette. Em seu local de trabalho teve contato com as obras e com os maiores autores de sua época, o que lhe proporcionou um vasto arsenal literário que lhe permitiu desenvolver suas habilidades para a escrita.
Após alguns anos, deixou a editora e tirava o sustento trabalhando nos pequenos jornais. Melhorou sua condição de vida com a liberalização do regime da imprensa durante o período do Imperio de Napoleão III. Conseguiu trabalho no jornal La Tribune onde ficou por mais dois anos. Pelo seu jornalismo engajado e contra o poder constituído, viu a necessidade de tomar um rumo diferente. Viajou ao sul da França onde fundou o jornal La Marseillaise e depois para o oeste na cidade de Bordeaux, onde trabalhou como colunista para o jornal La Cloche.
Enquanto trabalhava pelas cidades francesas, escrevia seus romances, dos quais Thérèse Raquin foi seu primeiro sucesso. Seu estilo de escrever levou a explosão do naturalismo por toda a Europa. Seus romances renderam uma grande fortuna, mas não eram bem vistos pela Academia Francesa de Letras que lhe negou uma cadeira 24 vezes.
Seu olhar crítico sobre o mundo foi muito bem expresso em suas obras, das quais se fez destaque uma coleção de vinte volumes: Rougon-Macquart, que eram romances retratando a sociedade contemporânea da época aos olhos de Zola.
Em 1894, o judeu Alfred Dreyfus, oficial do exército francês, foi acusado de alta traição a causa de uma carta encontrada no lixo perto de sua mesa. Nesta carta continha indícios de que ele seria um agente duplo e que ele trabalhava para o

Relacionados