Resumo do texto:a teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para educação

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2012
RESUMO DO TEXTO:
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA EDUCAÇÃO

Este é um texto que aborda um tema a capacidade infantil em diferentes habilidades em fase de desenvolvimento: A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas Implicações para Educação. Maria Clara Gama iniciou sua pesquisa em torno do século XX, onde ela encontrou que as autoridades francesas haviamsolicitado a Alfredo Binet um Pedagogo e Psicólogo Francês, um instrumento que medisse a capacidades das crianças para que pudessem certificar-se do sucesso dessas crianças nas escolas de Paris. Alfredo Binet cria um instrumento para testar as habilidades das crianças nas áreas verbais e lógicas e marca neste século a sua história com a teoria das inteligências múltiplas, para os liceus parisienses odesenvolvimento da linguagem e da matemática é de suma importância para a aceitação dessas crianças em suas instituições.
No artigo desenvolvido pela autora Maria Clara, nota-se a apresentação de uma visão de inteligência onde é possível apreciar os processos mentais e o potencial humano a partir do desenvolvimento das pessoas em diferentes campos do saber, as habilidades cognitiva podeindicar evidencia em situação de avaliação assistida em que é constatada a competência cognitiva variada ao ser analisadas as espertezas das crianças. A autora sita o Psicólogo Howard Gardner, por ter se baseado nessas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência onde, são enfatizadas, as habilidades lingüística e lógico-matemática. De acordo com Howard, não existe precisão paraavaliar ou medir a inteligência através de testes de papel e lápis, tendo em vista a grande importância que cada individuo apresenta em diferentes atuações e onde deve ser valorizadas em situações culturais diversas. No estudo de caso sobre a Professora Lúcia que deseja em seu início de carreira realizar atividades motivadoras, trazendo para os alunos propostas interdisciplinares para que sejapossível promover uma aprendizagem do aluno em um parâmetro geral e baseada na teoria de Gardner a Professora Lúcia questiona: como construir e realizar atividades prazerosas, que favoreçam o desenvolvimento das múltiplas inteligências, pelo viés da ludicidade, apoiando-se, sobretudo, na linguagem musical? Nesse espaço de tempo constatamos que não só o papel e lápis avaliam com precisão a criança emfase de desenvolvimento, é dentro desta perspectiva que Gardner apresenta a teoria das inteligências múltiplas, onde os testes de QI podem medir apenas a capacidade lógica e lingüística, estas capacidades normalmente são exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem duvida, estas são as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade, enquanto que Gardner com a sua teoria considera também as outrasinteligências menos lembradas e conseguir desta maneira analisá-las em sua teoria. Na inteligência lógico-matemática Gardner descobriu que esta inteligência possui uma natureza não verbal, onde, a solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. Na inteligência musical as crianças conseguem decodificar melodia e ritmos com mais rapidez do que palavras, números ou imagens o talentomusical é um dos primeiros dons que pode surgir no indivíduo, sendo assim o estudo da inteligência musical pode ajudar a Professora Lúcia a levar atividades lúdicas para sala de aula e ao mesmo tempo esclarecer sua relação com outras formas do intelecto humano, as crianças quando gostam de música ouvem e aprendem facilmente canções e ritmos e quando vão crescendo surgem em seus pensamentos outrosritmos e melodias, com as aulas de teor musical a Professora Lúcia pode observar a coordenação motora, o comportamento, habilidades etc.
Sendo assim, para a Professora Lúcia a teoria de Gardner pode ajudar no trabalho escolar, onde o propósito é desenvolver o potencial dos alunos e ajudá-los a atingirem seus objetivos, com a técnica da teoria das inteligências a Professora Lúcia pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A teoria das inteligências múltiplas e sua implicações a educação
  • Resumo da teoria das Múltiplas inteligências
  • Educação Inclusiva: contribuições da teoria das inteligências múltiplas
  • A teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para educação, da dra. maria clara s. salgado gama,
  • 8 Inteligências | A Teoria das Inteligências Múltiplas
  • Teoria da inteligências múltiplas
  • A teoria das inteligências múltiplas
  • Filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!