Resumo do texto "A Sociologia de Durkheim"

Páginas: 2 (442 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Jornalismo
Curso de Jornalismo
Disciplina: Sociologia Geral e da Comunicação
Acadêmica:------------------------------------
Professor: Itamar Aguiar
2° fase

Comentário do texto "A Sociologia de Durkheim"

A sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social, considerando oindivíduo e suas ações. Émile Durkheim, mesmo não sendo considerado o pai da sociologia é um dos maiores nomes dentro dela. Ele contribuiu para emancipação da sociologia das demais teorias sobre asociedade e para construí-la como uma disciplina rigorosamente científica.
Ele defende três características dos fatos sociais. A primeira é a coerção social
que tem como objetivo dar estrutura asações humanas, e isso interfere diretamente em seu modo de agir, independente da sua vontade de escolha.
A segunda característica é que os fatos sociais são exteriores aos indivíduos. Um exemplodisso são as leis, que já existe antes do nascimento das pessoas e lhes são impostos pelo mecanismo da coerção social.
Já a terceira característica que Émile Durkheim defende é a generalidade.Que são os fatos que se repete com todos os indivíduos da sociedade ou com quase todos eles. Desta maneira os fatos sociais se manifestam de maneira coletiva, um exemplo dele é a comunicação.Sobre a objetividade do fato social segundo ele, é necessário que o sociólogo deixe de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação aos acontecimentos a serem estudados pois os sentimentos nãotem fundamento científico e podem distorcer a realidade dos fatos. E procurar garantir à sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais.
Como a sociologia tem nãotem só a finalidade de explicara sociedade,mas também tem o papel de encontrar soluções para a vida social, a sociologia apresenta como todo organismo estados normais e patológicos segundo ele....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo Sociologia- Émile Durkheim
  • Resumo Sociologia de Durkheim
  • A Sociologia de Durkheim
  • RESUMO SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
  • Resumo de Sociologia: MARX, DURKHEIM e WEBER
  • Reação dos textos: Educação e Sociologia
  • Resumo do texto "A Sociologia como passatempo individual"
  • Resumo do texto “a natureza e as origens da sociologia”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!