Resumo do texto “a práxis liberal no brasil: propostas para reflexão e pesquisa"

Páginas: 15 (3592 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
1. Proposta da Questão

No decorrer deste texto, dois termos chaves unificados em uma expressão serão interpretados de uma maneira alternativa. A idéia central baseia-se na práxis do liberalismo no Brasil. Práxis em si, está relacionada a toda ação política, e o Liberalismo pode ser analisado como indicador de uma visão a qual a sociedade e o governo deveriam ser organizados de maneiraoposta ao controle religioso e ao estabelecimento de prioridades sociais por qualquer forma de poder acima da própria sociedade, tal quais se viam presentes na maioria das sociedades antes do século XVI.

2. História ― Propostas para Reflexão

A economia latino-americana por ser baseada na exportação de produtos agrícolas e minerais (comum para comunidades coloniais) sofria impactosdesproporcionais de acordo com os movimentos econômicos europeus. Nesse sistema, estava incluído o Brasil. Durante o período que antecedeu o processo de independência política, o Brasil passou diversas vezes pelos efeitos dessa flutuação econômica inconstante, afinal Portugal em meados do século XVIII estava perdendo o posto de um dos principais países europeus sendo que a diferença entre o progressocontínuo de Portugal e o resto da Europa era visivelmente um fator que demonstrava isso.
Nas últimas décadas da era colonial, criou-se uma elite brasileira com poder econômico gerado pela criação do gado e também das atividades comerciais. Membros dessas famílias eram enviados a Portugal para se formarem em suas escolas de qualidade. A exposição de parte da elite intelectual às idéias que estariamcirculando pelo mundo fez com que fosse descoberto que Portugal no momento era um poder decadente e uma nação estagnada, e de certa forma, se o Brasil continuasse submisso a esse país não estaria caminhando em direção ao progresso. Era necessário um novo conjunto de idéias políticas e valores econômicos para que o Brasil voltasse aos trilhos do progresso. Esse conjunto foi baseado nos sistemaseconômicos usados na Inglaterra e na França.
Na Inglaterra, as idéias de Adam Smith já haviam mudado há um tempo o perfil político econômico através dos conceitos de delegação e representação. A vontade da maioria do povo (entenda-se povo limitadamente, apenas como parcela da sociedade pagadora de impostos ao Estado), era o único poder político legítimo. Para que fosse possível a eficiência de talsistema, era necessário uma estrutura social sem obstáculos , nenhum impedimento e nenhuma intervenção de qualquer espécie de autoridade estatal com exceção na regulamentação das regras acima.
Paralelamente, a França utilizava-se de uma linha de comportamento internacional que, apoiada nas idéias de Rousseau, conseguiu abalar a legitimidade da ordem absolutista em toda Europa com exceção da Rússia.Para Rousseau, apenas o povo seria soberano, e sua vontade em nenhuma hipótese deveria ser coagida por uma pessoa apenas ou transferindo-a para outra pessoa. A única fonte de legitimidade seria a vontade geral da nação e as regras deveriam ser estabelecidas através de uma consulta a todos os membros do corpo político, assim sendo, consideradas legais e obrigatórias. Tudo isso justificou o que ficouconhecido como tirania da maioria, que exercia uma pressão com objetivo de promover a conformidade sobre as minorias discordantes.
Trazidas ao Brasil pela elite, essas idéias formularam e edificaram uma nação fortemente progressista baseada na vontade geral do povo, e por este motivo, derrotaram os portugueses sem grandes esforços.
Outra observação a ser destacada feita por fisiocratasfranceses foi a de que o sistema econômico de uma nação era qual importante por ser responsável pelos benefícios materiais da sociedade e pela riqueza do país, desde que não houvesse nenhuma interferência de algum agente externo, distribuindo ― impulsionado pela própria dinâmica ― as riquezas a todas as facções da sociedade.
Sendo assim, estas condições proporcionaram às colônias latino-americanas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Texto o que faz brasil Brasil
  • Resumo do texto A Filosofia no Brasil
  • Reflexão do texto : cidadania ambiental novos direitos no brasil
  • Resumo do Texto O Brasil e a América Latina
  • resumo do texto geografo no brasil contemporâneo
  • RESUMO DO TEXTO: ÉTICA E BIOÉTICA: PARA DAR INÍCIO À REFLEXÃO
  • Texto de Reflexão
  • Textos de reflexão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!