Resumo do texto a educação que temos, a educação que queremos

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
O autor inicia as reflexões apresentadas no artigo restabelecendo a idéia de educação como meio de trascendência do presente. Dessa forma podemos dizer que o modelo educacional que temos hoje, atendeas necessidades de séculos atrás, que tinha por objetivo oferecer educação para todos.
Sacristan nos situa em relação ao projeto inicial para o qual a educação foi criada, segundo o iluminismo,definindo homem e mulher como cidadãos ilustrados, quer dizer educados, cultos e disciplinados, operando assim uma sociedade democrática. A escola é entendida aqui como uma ferramenta para o progresso. Odesenvolvimento desta tese educacional propõe ainda que se desenvolva uma atitude positiva para o aprender, o que a pedagogia moderna compreende como aprendizagem significativa.
Em sua baserenascentista, a educação estava ligada à ascensão, o surgimento de uma sociedade aberta e móvel com a substituição da hierarquia determinada pela origem social, por outra estabelecida por educação-profissão.Esta preposição estaria fundamentada no surgimento de uma concepção de homem como ser em construção e não mais predestinado. É importante ressaltar, que esta idéia que hoje nos parece senso comum, éextremamente original no mundo renascentista e possibilita um novo entendimento das relações interpessoais, da organização da sociedade e do papel da educação escolar neste contexto.
A cultura, comoacesso à educação dignifica o ser humano, pois através da escolarização o cidadão exerce seus direitos de acesso à livre expressão, ao trabalho, à participação política, e toda a qualidade de vidaproporcionada por estes condicionantes. A partir deste resgate filosófico, Sacristan reconstrói a pertinência do projeto educacional iluminista no mundo atual, passando a buscar uma validade singular paraa escola no mundo moderno.
Os eixos de um projeto ainda válido para o futuro
Sacristán identifica no domínio da linguagem a capacidade de participar da reconstrução da sociedade a partir do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade, o indivíduo e a educação que temos e queremos
  • Resenha crítica
  • A sociedade, o individuo e a educação que temos e queremos
  • Resumo de Texto Filosofia da Educação
  • Resumo do texto Educação Infantil
  • Resumo dos textos de Educação Inclusiva
  • Resumo do texto " A educação sua Natureza e Função
  • Resumo texto: Questões sobre educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!