Resumo do texto “a construção social da realidade“ de luckmann e berger.

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Introdução – “O problema da Sociologia do Conhecimento”
Os autores começam explicando a partir de qual concepção da realidade o texto é construído. Para eles “.. será suficiente definir realidadecomo uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa própria volição..., e definir conhecimento como a certeza de que os fenômenos são reais e possuemcaracterísticas específicas.”(p.11). Com isso, se compreende a importância desses termos, pois são fundamentais para a construção da realidade individual. O sujeito comum, para eles, não se preocupa com o queé de fato real. É então, através do conhecimento, que o mundo real aparece natural e legítimo. O conhecimento é a conexão que dá sentido ao que nos parece natural. Este sujeito só é levado a pensarquando algum problema acontece com o que ele conhece.
Já o sociólogo é forçado a questionar a legitimidade do que nos parece natural. O sociólogo é levado a se perguntar como tais processosintrínsecos refletem nas ações e no comportamento da sociedade. O que é real para um homem de negócios pode não ser real para um monge tibetano, como afirma o texto. Com isso, chega-se a conclusão que arealidade não é dogmática, ou seja, não é absoluta. E daí a importância da Sociologia do Conhecimento. A sociologia é o estudo de como essas diferentes realidades acontecem e como os diferentes tipos deconhecimento fazem com que uma realidade torne-se verdade. “...a adequada compreensão da ‘realidade sui generis’ da sociedade exige a investigação da maneira pela qual esta realidade é construída. Estainvestigação, afirmamos, constitui a tarefa da sociologia do conhecimento” (p.34)

Parte 1 – Os Fundamentos do Conhecimento na Vida Cotidiana
O ponto de partida para compreendermos esta parte dotexto é o mundo ser composto de múltiplas realidades. E nossa vivência constitui experimentar as diferentes realidades, o que pode causar uma espécie de choque. Porém, dentre todas as realidades,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Representação e Construção Social da Realidade (Berger & Luckman) em charge
  • Resenha
  • A Sociedade como Construção Formadora
  • Berger, L. Peter; Luckmann, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento....
  • Fichamento de trecho do livro "a construção social da realidade", de berger luckamann
  • A construção social da realidade
  • Resenha "A Construção Social da Realidade"
  • A construção social da realidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!