Resumo do texto "A construção do Projeto ético-político prosifissional de josé paulo neto até item 2.2

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo do texto “A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social” de José Paulo Netto.


Introdução

Segundo Netto, ainda é muito recente a discução sobre o PEPP, o que dificulta os debates em função da escassez de documentação sobre o tema.
O projeto ético-político do Serviço Social tem início em uma fase importante para a categoria, que é a transição dos anos 1970 à 1980 quehouve a necessidade de quebrar o perfil conservador da profissão, dando início as bases ao PEPP.

1. Os projetos societários

A teoria social crítica demonstra que a sociedade não tem objetivos nem finalidades; ela apenas dispõe de existência em si, puramente factual, mas no entanto a mesma teoria enfatiza que os componentes da sociedade atuam de maneira em que as ações humanas sempre sãoorientadas para objetivos, metas e fins. Ressalta também que a ação humana, seja ela individual ou coletiva tem em sua base interesses e necessidades, e isso implica em um projeto que é uma finalidade que pretende-se alcançar, para isso invocam valores que a legitimem esse projeto.
Os projetos societários, são coletivos e são aqueles que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, cabe ressaltarque é um projeto que busca uma finalidade, não significando que a realidade seja a do projeto.
Em sociedades capitalistas os projetos societários são basicamente projetos de classe, que refletem em aspectos culturais, de gênero, étnicas, etc. As transformações na sociedade capitalista não reduziram a incompatibilidade das classes sociais na dinâmica da sociedade como foi constatado.
Porém nosprojetos societários ou qualquer ouro que tenha caráter coletivo tem que ter uma dimensão política que envolva relações de poder, essa dimensão de poder não é aliada a posicionamento partidário, a menos que se tenha os partidos políticos com uma organização democrática de vida social no capitalismo contemporâneo.
Contudo, a experiência histórica dos projetos societários demonstrou que, naordem do capital, os projetos não correspondem à necessidade e aos interesses das classes menos favorecidas e subalternas, pois quase não há condições favoráveis para o enfrentamento dos projetos de classes dominantes.


2. Os projetos profissionais
Profissões regulamentadas juridicamente, que supõe uma formação teórica e/ou técnico-interventiva, são um marco dos projetos coletivos.
Os projetosprofissionais transparecem uma imagem da profissão, elegem valores que a legitimam socialmente, priorizam e delimitam objetivos e funções, formulam requisitos para o exercício da profissão, prescrevem normas que devem guiar o agir profissional e estabelecer as bases das relações enquanto profissional com os usuários do seu serviço, bem como profissionais de outras áreas e instituições.
Osprojetos profissionais são pensados e construídos pela categoria profissional, que não inclui só os profissionais “de campo” ou “da prática”, mas sim um conjunto de profissionais de diversas áreas, pois é pensado como um projeto que abrange todos os profissionais de uma determinada área. Através da organização que um corpo elabora o seu projeto, considerando o Serviço Social no Brasil, a organizaçãocompreende o conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS, a ENESSO, os sindicatos e as demais associações de assistentes sociais.
Os projetos profissionais também são estruturas dinâmicas, pois se adéquam conforme as mudanças na sociedade. Os projetos profissionais também têm dimensões políticas, porém nem sempre essas dimensões são mencionadas, principalmente quando os projetos são mais conservadores. Caberessaltar que um dos traços mais característicos do conservadorismo consiste na negação das dimensões políticas e ideológicas.







2.1. Projetos profissionais e pluralismo

O corpo que constrói o projeto de uma determinada profissão é um universo de heterogeneidade, pois os sujeitos que constroem os projetos têm diferentes opiniões, condições intelectuais, expectativas, etc., logo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção do projeto ético-político do Serviço Social José Paulo Netto
  • A construção do projeto etico politico
  • A construção do projeto ético-político
  • Comentário crítico dos textos: “a construção do projeto ético-político do serviço social”, de josé paulo netto e...
  • Fichamento do texto A construção do projeto ético-político do serviço social
  • Resumo Adaptado A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social
  • RESUMO DO TEXTO: A CONTRUÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
  • A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ETICO POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!