Resumo do texto "A construção do Projeto ético-político prosifissional de josé paulo neto até item 2.2

1067 palavras 5 páginas
Resumo do texto “A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social” de José Paulo Netto.

Introdução

Segundo Netto, ainda é muito recente a discução sobre o PEPP, o que dificulta os debates em função da escassez de documentação sobre o tema.
O projeto ético-político do Serviço Social tem início em uma fase importante para a categoria, que é a transição dos anos 1970 à 1980 que houve a necessidade de quebrar o perfil conservador da profissão, dando início as bases ao PEPP.

1. Os projetos societários

A teoria social crítica demonstra que a sociedade não tem objetivos nem finalidades; ela apenas dispõe de existência em si, puramente factual, mas no entanto a mesma teoria enfatiza que os componentes da sociedade atuam de maneira em que as ações humanas sempre são orientadas para objetivos, metas e fins. Ressalta também que a ação humana, seja ela individual ou coletiva tem em sua base interesses e necessidades, e isso implica em um projeto que é uma finalidade que pretende-se alcançar, para isso invocam valores que a legitimem esse projeto.
Os projetos societários, são coletivos e são aqueles que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, cabe ressaltar que é um projeto que busca uma finalidade, não significando que a realidade seja a do projeto.
Em sociedades capitalistas os projetos societários são basicamente projetos de classe, que refletem em aspectos culturais, de gênero, étnicas, etc. As transformações na sociedade capitalista não reduziram a incompatibilidade das classes sociais na dinâmica da sociedade como foi constatado.
Porém nos projetos societários ou qualquer ouro que tenha caráter coletivo tem que ter uma dimensão política que envolva relações de poder, essa dimensão de poder não é aliada a posicionamento partidário, a menos que se tenha os partidos políticos com uma organização democrática de vida social no capitalismo contemporâneo.
Contudo, a experiência histórica dos projetos societários demonstrou que, na

Relacionados