Resumo Do texto uma questão de utopia

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Jéssica Cristina Rodrigues
Lisielle Costa Ponce
Patrícia Barbosa Costa
4º Ano de Pedagogia









RESUMO DO TEXTO: UMA QUATÃO DE UTOPIA DE MELIANE BENÍCIO


Trabalho de Pedagogia, em Avaliação Educacional referente ao 1º. Bimestre, Realizado em 16-04-2013.









UNIFRAN
2013
Introdução

Este trabalho se trata do resumo do texto daMiliane Benício “Avaliação: Uma Questão de Utopia”. E tem como objetivo o entendimento das formas de avaliar segundo alguns autores que são tratados no texto. Esse assunto é de suma importância, pois devemos entender claramente qual é a melhor forma de avaliar, não pensando apenas na avaliação quantitativa, devemos levar em conta a avaliação qualitativa. “O processo avaliativo consiste, basicamente, nadeterminação do quanto os objetivos educacionais estão sendo atingidos por programas curriculares e instrucionais. Os objetivos traduzem certas mudanças desejáveis nos padrões de comportamento do aluno, a avaliação é o processo destinado a verificar o grau em que essas mudanças comportamentais estão ocorrendo. A avaliação deve julgar o comportamento dos alunos, pois o que se pretende em educaçãoé justamente modificar tais comportamentos” (SAUL, 1991 apud Tyler, 1949: 105-6).


















Resumo
Quando pensamos em avaliação educacional, sempre relacionamos ao quanto foi aprendido ou ensinado e que mudanças de comportamento a ação educativa provocou. Avaliar é uma questão de medir, saber como medir, julgar e controlar algo.
Para Ana Maria Saul a avaliaçãosistematizada com um caráter deliberativo é recente e a avaliação da aprendizagem do aluno é mais antiga. E para Tyler o processo de avaliação consistia basicamente em determinar o grau de alcance dos objetivos educacionais, e a sua concepção se fundamenta numa ideia positivista. E a avaliação da aprendizagem nessa perspectiva, nada mais é do que uma questão de controle do planejamento curricular. ParaSaul o pensamento positivista de Tyler se constitui como o “superego” de administradores e professores que, mau ou bem a utilizam.
Na medida em que se expandia a preocupação com o desenvolvimento curricular, surge a partir da década de 1970 também a preocupação com a avaliação curricular, essa cumpria o mero papel de apoio ao planejamento. Desse modo, todo o processo de planejar e pensar as açõese organizações sociais teve como modelo as concepções tecnicistas, traduzidas em legislações, manuais educativos, propostas de avaliação de cursos, programas, principalmente no que tange a área educacional.
A avaliação educacional brasileira tem sido marcada por uma abordagem quantitativa que deixa à margem os aspectos inerentes à complexidade da condição humana. Reverter essa situação requerbem mais que políticas públicas educacionais e econômicas. É necessária uma fé na condição HUMANA do homem por parte de todos os segmentos da sociedade, sejam políticos, econômicos ou culturais.
Saul em sua proposta emancipatória se inspira em três vertentes teórico-metodológicas de avaliação, a primeira é avaliação democrática, a segunda avaliação crítica institucional, e a terceira e ultimacriação crítica. Para ele a conscientização é o que orienta um fazer pedagógico emancipador de uma organização que vê seus membros como sujeitos capazes de, criticamente, desenvolver suas próprias ações. Portanto a sua pesquisa representa um esforço que busca construir um novo paradigma de avaliação. Os conceitos fundamentais pode se dizer que são a autonomia, a esperança e a crença naspossibilidades do ser humano.
Falar em avaliação educacional e institucional nessa perspectiva é falar sobre a complexidade humana, é esperançosamente tentar entender e melhorar o ser humano. É falar em utopia uma vez que exige acreditar na “avaliação como instrumento de melhoria da educação com impacto no processo de transformação social”.
Em pleno século XXI, ainda utiliza-se de instrumentos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utopia
  • Resumo de utopia
  • Resumo de A Utopia
  • Resumo do texto “A questão da língua: revisitando Alencar, Machado de Assis e Cercanias”
  • Resumo do texto: “mídia e questão social: o direito à informação como ética da...
  • A Utopia
  • Resumo A Utopia Thomas More
  • as cores da utopia resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!