Resumo do Texto: TRABALHO INTERDISCIPLINAR: um desafio ético-político na prática profissional no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM)6 edno elias

735 palavras 3 páginas
Instituto de Educação Superior de Brasília

SERVIÇO SOCIAL 5º SEM. NOTURNO
Serviço Social e Interdisciplinaridade
Professor: Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos
EDNO ELIAS
Brasília
2015

Resumo:

TRABALHO INTERDISCIPLINAR: um desafio ético-político na prática profissional no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM)

Entendida como uma condição fundamental no ensino bem como na pesquisa, a interdisciplinaridade muitas vezes ainda é vista como apenas como um processo de “resolução de problemas”, englobando vários aspectos em uma única disciplina, sendo essa visão prejudicial na práxis levando os profissionais ao viés fatalista ocasionando o abandono do trabalho interdisciplinar.
A ampliação das demandas junto as atuais conjunturas, não somente ao Serviço Social junto às expressões da questão social (objeto de intervenção do Serviço Social), trazem consigo um novo paradigma de enfrentamento que exige ações de trabalho em equipe para conseguir respostas sensatas a tais expressões vivenciadas na Amazônia, bem como alcançar dimensões sócio ambientais, culturais, econômicas, políticas e éticas regionais.
Este texto, expõe resultado de pesquisa que analisa a prática profissional da equipe interdisciplinar de Assistentes Sociais, Psicólogos e Juízes na vara especializada de crimes contra o idoso, adolescentes e crianças. Foram selecionados para a entrevista da pesquisa doze profissionais, sendo quatro de cada especialidade.
1- Novo modelo na prática interdisciplinar
Segundo Jantsch e Bianchetti (2002), “deve-se discordar de qualquer tendência que pretenda teorizar de forma homogeneizadora os estudos interdisciplinares” (apud LEIS, 2011, P. 112).
O congresso de Nice, França 1970, afirma(acrescenta) que o termo interdisciplinaridade aparece registrado publicamente pela primeira vez no início do século XX, nos movimentos de reforma curricular nas universidades norte-americas e outros relatórios na área das ciências sociais. Isso gera uma compreensão mais

Relacionados