Resumo do texto "Sou feliz sozinho? A importância do outro na minha vida” (Afonso Garcia Rubio)

Páginas: 7 (1660 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
Introdução
A mudança cultural está a configurar um novo tipo de crente: avesso à lei, à normas fixas e à institucionalização da experiência religiosa. Essa mudança manifesta-se de maneira muito clara nas relações interpessoais. O cristão, como qualquer outra pessoa, apresenta forte tendência à comercialização e ao consumo, o que afeta todos os aspectos da vida, assim como a qualidade dasrelações entre pessoas, além de apresentar um subjetivismo individualista.
De acordo com G. Lipovestky, a hipermodernidade está se revelando muito mais complexa e ambígua do que poderia parecer numa primeira impressão. Em sua observação, afirma que no individualismo atual nem tudo é fechamento narcisista alheio a todo compromisso social e ecológico, mas, certamente, existe um individualismoa-social, fechado no eu, com atitude individualista irresponsável que procura a felicidade particular a todo custo. Porém, no interior da hipermodernidade, é possível encontrar um individualismo que preocupa-se também com a problemática social e com o desafio ambiental.

1. O caráter relacional da pessoa
Todo ser humano é uma pessoa, sendo chamado a desenvolver a riqueza de dimensões que aconstituem. Duas delas:
➢ INTERIORIZAÇÃO: Uma dimensão que faz com que a pessoa desenvolva, por exigência, a capacidade de ser dona de sua própria vida, rejeitando todo tipo de escravidão. Isso inclui, consequentemente, a exigência de desenvolver liberdade e responsabilidade, tomando suas decisões ou escolhas sem manipulação. Além disso, a pessoa também exige o desenvolvimento da auto-finalidade.
➢ABERTURA: Uma dimensão que se vive tanto nas relações inter-humanos pessoa-pessoa, como por meio do diálogo, da amizade, do amor, quanto nas relações comunitárias, sócio-políticas, econômicas etc, como por meio de ação de graças.
Convém frisar bem que as duas dimensões deveriam estar sempre relacionadas, pois são dimensões da pessoa que se implicam mutuamente, de realimentação mútua entreambas.
A dimensão da interiorização deveria ser considerada, também, numa perspectiva relacional, pois é a relação do eu, da pessoa com ela mesma. Ela se dá para fora do sujeito (exterioridade) e para sua própria interioridade pessoal.
O ser humano só pode se realizar como pessoa (vocação pessoal) quando desenvolve as relações acima citadas. De acordo com a ciência atual, o humano é frutoda evolução e vive em processo evolutivo. É um ser inacabado que vai exercitando sua liberdade e, assim, assumindo as consequências de suas escolhas. Também é por meio desse exercício que a pessoa dá sentido à própria vida.

2. A pessoa: sujeito de relações inter-humanas
Subjetividade: auto-percepção do ser humano como individuo autônomo e independente, dotado de razão e capaz de tomardecisões.
Na modernidade, a subjetividade tem sido desenvolvida, sobretudo, como racionalidade instrumental e como autonomia e liberdade do sujeito. Na hipermodernidade, a predominância da subjetividade também é muito forte, porém não é mais a razão que se encontra no centro da perspectiva, mas sim a afetividade. Em ambos os casos, a tendência para o individualismo é bem acentuada.
Comoexercitar a liberdade relacionada, no dia-a-dia, vivendo encontros realmente humanos?
• Com o “olhar” humano, pois o encontro humano começa com o “olhar”;
• Com a palavra humana, que expressa algo da própria interioridade pessoal;
• Com o agk realizado junto com outras pessoas, oferecendo e recebendo ajuda;
• Com tudo isso realizado na liberdade, assumindo que existir junto com os outros sereshumanos faz parte da nossa humanização.
A subjetividade pode ser vivida de dois modos muito distintos e opostos: de maneira fechada ou de maneira aberta.

2.1. Características das relações desumanas (subjetividade desumana ou fechada)
Uma realidade muito presente em todos nós, a subjetividade fechada faz com que a outra pessoa só seja aceita na medida em que se ajusta ao que eu espero...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de texto
  • Análise do texto "Sou feliz sozinho?
  • resumo do texto "A importância dos textos"
  • Um olhar que aprisiona o outro
  • Resumo do texto: a importância do incoterms na logística
  • Resumo texto da qualidade de vida no trabalho
  • Resumo do texto “uma pequena digressão sobre conforto ambiental e qualidade de vida nos centros urbanos” de paulo...
  • Da Vida Feliz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!