Resumo do texto PORTAS, Nuno. “Da estratégia ao projeto” in VVAA, Curso de Planejamento e Projetos Urbanos – Caderno de Leituras. São Paulo: FAUUSP/PUCCamp/Mackenzie, 1999, mimeo.

332 palavras 2 páginas
Texto 4
Resumo do texto PORTAS, Nuno. “Da estratégia ao projeto” in VVAA,
Curso de Planejamento e Projetos Urbanos – Caderno de Leituras. São
Paulo: FAUUSP/PUCCamp/Mackenzie, 1999, mimeo. Tradução de
“L’emergenza del progetto urbano” IN Urbanistica n.110, giugno 1998.

Projeto Urbano como expressão já foi utilizada para projetos individuais de grandes dimensões e complexibilidade, caracterizando uma primeira geração de projetos urbanos. A segunda geração é caracterizada pela tipologia e a contextualização da linguagem do edifício e a terceira pelo acompanhamento politico e das mídias globalizadas.

O governo tenta exercer as funções de planejamento de terras seguindo um regime dualista. Os mesmos mantêm a regulação passiva e a programação operativa. A possibilidade de realizar uma intervenção resulta de fatos imprevisíveis que não foram presumíveis ao planejar o plano diretor. A necessidades da cidade necessitam de um plano que substituam os determinismos das regras sobre o quê se ode fazer por sobre o como e com que critérios se deve fazer.
O programa, antes do projeto, interpreta, verifica e eventualmente suporta a decisão politica que lhe deu origem. Nessa etapa se procuram e definem as condições financeiras, se monta a estrutura organizativa, se iniciam os processos dirigidos ao marketing urbano e se escolhem projetistas. O programa é, portanto, a programação urbanística que inclui a avaliação de locais, escolhendo o mais vantajoso e faz simulações para questões de acessibilidade, economia local, patrimônio e confronto com o atual planejamento.
Uma grande quantidade de projetos urbanos se reduzem por estratégia ou por tática para reconstrução de infraestrutura e do espaço publico de desenvolvimento ou regeneração ligando áreas privilegiadas e desfavorecidas. O grande inimigo das P-Us são os movimentos sociais a vizinhança ou grupos de opiniões preocupados com efeitos negativos.
O projeto urbano está associado a um tipo de intervenção privilegiada

Relacionados