Resumo do texto: Diatoms as bioindicators of site use: locating turf structures from the Viking Age

595 palavras 3 páginas
Texto: Diatoms as bioindicators of site use: locating turf structures from the Viking Age
Diatomáceas são utilizadas como indicadores microscópicos em estruturas baseadas em turfa. As diatomáceas presentes nas turfeiras refletem as condições ecológicas do ambiente no tempo de sua deposição. A carapaça silicosa é resistente à degradação e são bem preservadas no registro arqueológico. Este texto demonstra como a análise de diatomáceas pode indicar a presença e a delimitação de um sítio arqeológico .
Introdução
Diatomáceas são organismos unicelulares que podem existir em colônias ou não e são tanto plantônicas como bentônicas, vivem somente em corpos d’água ou ambientes alagados. Possuem uma carapaça externa denominada “frústula” composta de sílica (SiO2) e são resistentes à deterioração natural sendo bem preservadas no registro arqueológico. Devido a esta resistência são importantes evidências para a reconstrução dos paleoambientes.
Turfeiras erodidas podem ser difíceis de identificar macroscopicamente devido á associação com o sedimento do local. A presença de diatomáceas no sedimento do sítio arqueológico indica a proveniência do sedimento e a intervenção do homem se compararmos com o substrato natural.
As turfeiras são componentes fundamentais das construções domésticas dos Vikings, geralmente somente o topo das paredes são encontrados no registro arqueológico, a prospecção geofísica como a resistividade elétrica, condutividade e radar de penetração do solo são métodos eficientes na localização destas estruturas.
Metodologia
O sedimento usado na análise microscópica foi coletado de 15 locais diferentes tanto no sítio (amostras arqueológicas) como em áreas de substrato natural com e sem a probabilidade de conter diatomáceas (amostras de controle positivas e negativas). Um grama de sedimento foi coletado de cada área e então desenhado, pesado e processado para análise.
Um quadrante aleatório de 500 µm x 500 µm foi selecionado em cada lâminia para

Relacionados