RESUMO DO TEXTO DE GEOGRAFIA CULTURAL DE PAUL CLAVAL

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO
ACADÊMICA: SUZANA BIANCHIN FERNANDES
RESUMO DO TEXTO DE GEOGRAFIA CULTURAL DE PAUL CLAVAL


O Livro a Geografia Cultural de Paul Claval1 está organizado em quatro partes, que agrupam quatorze capítulos num total de quase 400 páginas. A Primeira parte,Gênese e evolução das interpretações culturais na Geografia, comentam sobre o Nascimento e primeiros desenvolvimentos da geografia cultural (cap.1) como também seu aprofundamento, crise e renovação (cap.2).
Capítulo 1- Nascimento e primeiros desenvolvimentos
Através da ótica evolucionista de Darwin é que surge a geografia cultural para compreender as relações entre os grupos e o contexto físico ebiológico onde vivem. As primeiras pesquisas surgem na Alemanha, nos Estados Unidos e na França.
1 Os Primórdios da Geografia Cultural de língua alemã
1.1 Ratzel e a introdução da cultura como fator chave da geografia humana
Ratzel, sob influência de obras naturalistas, propõe a antropogeografia, reconhecendo nos povos os atributos que pertencem a duas essências, a mobilidade. A geografiaconcebida por Ratzel atribui um lugar importante aos fatos de cultura, porque se vincula aos meios de aproveitamento do ambiente e aqueles estabelecidos para facilitar os deslocamentos. A cultura foi analisada sob aspectos matérias, como um conjunto de artefatos utilizados pelos homens em relação com o espaço. A seleção dos seres vivos pelo meio que Darwin postulava é substituída por Ratzel pelaseleção das sociedades pelo espaço: a política impõe-se, assim, ao cultural. Para Ratzel, o estudo geográfico da Cultura confundia-se com o dos artefatos utilizados pelos homens para dominar o espaço.
1.2 Geografia, paisagem e cultura: Otto Schluter
A geografia concebida à maneira de Schluter vincula-se à maneira pela qual os grupos humanos modelam o espaço em que vivem. A geografia Cultural para ele éa marca que os homens impõem à paisagem que constitui o objeto fundamental de todas as pesquisas. Esta marca é estruturada: o objeto da geografia é de apreender esta organização, de descrever aquilo eu se qualifica desde então de morfologia da paisagem cultural e de compreender sua gênese.
2 A geografia cultural americana: Carl Ortwin Sauer e a escola de Berkeley
2.1 Carl O. Sauer
AGeografia Cultural americana começou trinta anos após os primeiros trabalhos alemães neste domínio. Sauer foi o fundador da escola de Berkeley. Como seus contemporâneos, ele vê a cultura como o conjunto de instrumentos e de artefatos que permite ao homem agir sobre o mundo exterior, mas vai mais longe que eles: é também composta de associações de plantas e de animais que as sociedades apreenderam autilizar para modificar o ambiente natural e torna-lo mais produtivo. A aptidão para gerenciar com sabedoria o ambiente é, para Sauer, um dos traços maiores segundo os quais as culturas devem ser julgadas e entre os processos culturais da o primeiro lugar à difusão como Ratzel e outros.
2.2 Os trabalhos da escola de Berkeley e sua Significação
Os trabalhos desta escola tratam, sobretudo, dassociedades de etnólogos2 do mundo americano ou das grandes civilizações tradicionais. A Marca que os grupos humanos imprimem às paisagens dura frequentemente muito tempo além de seu desaparecimento ou da modificação total de seus métodos de criação de valor. A Geografia tal como a definiu Sauer, não é feita para as sociedades modernas. A escola de Berkeley pôde assim, reconstituir o que era aAmérica na véspera da descoberta: a avaliação dos efetivos encontra-se subvertida. As populações indígenas eram muito mais densas do que se pensava anteriormente, e atuavam sobre extensões muito maiores.

3 A Dimensão Cultural da Geografia Humana francesa:
Gêneros de vida e paisagens
3.1 Vidal de La Blache e analise dos gêneros de vida
La Blache parte da concepção da geografia humana que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Claval, paul. epistemologia da geografia.
  • Resenha de Geografia Economica e Economia, de Paul Claval
  • Resumo
  • Fichamento capitulo 2 paul claval
  • Resumo do texto: A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas.
  • RESUMO O CONCEITO DE LUGAR NA GEOGRAFIA CULTURAL-HUMANISTA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
  • RESUMO DO TEXTO: A CIDADANIA, O DIREITO À CIDADE E A GEOGRAFIA ESCOLAR
  • Geografia cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!