Resumo do texto de argumentação jurídica

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
RESUMO
A CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA NO TEXTO JURÍDICO
Este artigo apresenta resultado da análise da construção da linha argumentativa em texto produzido por aluno de curso de Direito da PUC MinasBetim, desenvolvida em 1999, por alunos do curso de Letras.
O objetivo proposto, leva em consideração que os usuários da língua, em suas manifestações escritas ou faladas, utilizam discursosargumentativos para convencer e persuadir um público-alvo de que seus argumentos são válidos. Além disso, considera-se que a argumentação é base do discurso jurídico.
Base Teórica
Vários são os estudosdesenvolvidos sobre argumentação, entre os quais o de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca, no “Tratado de Argumentação” (1996), onde diz que:
Argumentar é fornecer argumentos, razões a favor ou contra umadeterminada tese.
A intenção daquele que argumenta é influenciar o auditório a propósito de algum tema. Para melhor entender o assunto, faz-se necessário apresentar uma distinção proposta por Perelmanentre argumentação e demonstração. A demonstração é vista como uma atividade do raciocínio que se reduz a um cálculo. Já a argumentação apresenta argumentos ou razões a favor ou contra uma tese.Segundo Menezes (2000, p.84), a “argumentação corresponde inteiramente à perspectiva pragmática da linguagem. É a linguagem em ação modificando determinado contexto”. Explica:
Toda argumentação, namedida em que se propõe exercer uma ação qualquer sobre o auditório, de modificar a intensidade da sua adesão a certas teses, tem como efeito provar uma ação imediata ou pelo menos predispor a uma açãoeventual.
Segundo Menezes persuadir e convencer são conceitos diferentes: “... na tradição, persuadir seria objeto da Retórica, enquanto convencer é um atributo do discurso demonstrativo”. Já Perelmandiz que, “o discurso persuasivo se dirige a um auditório particular, quer seja de um indivíduo ou de um grupo restrito, enquanto o discurso convincente visa o auditório universal”. Ele ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARGUMENTACAO JURIDICA TEXTOS
  • Resumo argumentação jurídica
  • Resumo
  • Argumentação Juridica RESUMO
  • Resumo disciplina de linguagem jurídica e argumentação
  • Montagem de texto Argumentação Jurídica
  • Argumentação juridica
  • Argumentação juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!