Resumo do texto Darrel Addison Posey, Os povos tradicionais e a conservação da biodiversidade.

852 palavras 4 páginas
Universidade de Brasília
Fernando Launé Camargo
Matrícula 12/0011361
Cultura e Meio Ambiente
Professor: Carlos Emanuel Sautchuk

Roteiro referente ao seminário introdutório apresentado como parte dos pré-requisitos para aprovação na disciplina

Darrel Addison Posey, Os povos tradicionais e a conservação da biodiversidade.
Informações sobre autor: Antropólogo/etnobiólogo estadunidense (Kentucky, 1947), estudou na universidade Estadual de Louisiana onde obteve graduação em entomologia e, posteriormente, mestrado em antropologia na mesma universidade. Sua primeira pesquisa como etnobiólogo começou com os índios Kayapó da Bacia do Xingu (estado do Pará), Brasil, em 1977, a fim de concluir uma tese de doutorado sobre etnoentomologia. Ele foi premiado com um doutorado em antropologia em 1979 na Universidade de Georgia. Faleceu devido a um tumor cerebral em 2001 (aos 53 anos).
Roteiro de apresentação: Darrel inicia seu trabalho citando as reuniões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) e a necessidade de se “descobrir” um modo de conservar a biodiversidade, citando que, isto que é procurado já existe no seio das sociedades tradicionais que conservam e utilizam a biodiversidade do planeta.
O texto tem como objetivo destacar a importância do conhecimento tradicional na “descoberta” das riquezas da Amazônia, tendo em vista o argumento de que os povos tradicionais possuem vasta experiência na utilização e conservação da diversidade ecológica e biológica, e assim podem nos ensinar sobre as reservas vivas da Amazônia – na condição de que essas culturas sobrevivam.
Sobre a pesquisa etnobiológica, o autor reforça a ideia de que a etnobiologia combina forças interdisciplinares para estudar e valorizar o sistema de conhecimento dos povos tradicionais como sociedades que vivem em associação direta com seus hábitos naturais (associação esta de caráter de conservação, manipulação e manejo de recursos naturais).
O

Relacionados

  • serpente
    67659 palavras | 271 páginas