resumo do texto CLINICA E AMBULATORIO - CONDIÇÕES E OPORTUNIDADES DA PSICANALISE NO AMBULATORIO PUBLICO ( TEXTO VASTAS CONFUSÕES E ATENDIMENTOS IMPERFEITOS

7821 palavras 32 páginas
CLINICA E AMBULATORIO - CONDIÇÕES E OPORTUNIDADES DA PSICANALISE NO AMBULATORIO PUBLICO ( TEXTO VASTAS CONFUSÕES E ATENDIMENTOS IMPERFEITOS)

TRATA DOS PROBLEMAS RELATIVOS AO TRABALHO EM EQUIPE E SUA FORMAÇÃO, PARA EM SEGUIDA DISCUTIR MODALIDADES DE TRATAMENTO MAIS OU MENOS REFERIDAS A PSICANALISE, PERFIL DOS PROFISSINAIS QUE REVELA SUAS POSIÇÕES, MUITAS VEZES AMBÍGUAS E CONFUSAS, EM RELAÇÃO A IDENTIDADE DE PSICANALISTA E SUAS CONSEQUENCIAS NA CLINICA.

RECEPÇÃO:
-não só como meio de reduzir as filas de espera, mas sim de propiciar um acolhimento constante e provocar efeitos terapeuticos. Atendendo não só os pacientes que chegam ao ambulatório, mas também os que são encaminhados de outros setores da intituição ou os que retornaram após algum tempo de interrupção ou ainda os que demandam outro tipo de tratamento. Para isso é preciso contar com empenho de equipe num trabalho coeso e permanentemente avaliado para evitar a burocratização do atendimento e construir premissas que envolvam a participação direta do paciente.

- o que pode ser decisivo para sua viabilização,ou não, depende muito mais do modo de funcionamento da equipe, do exercício permanente de discussão e avaliação das condutas e, principalmente,da responsabilidade dos profissionais frente aos pacientes, seja qual for o tipo de tratamento oferecido. Desse modo, o trabalho implica um contato direto e permanente com os diferentes profissionais que atuam no serviço, dos atendentes aos médicos, atravessando as hierarquias funcionais e burocráticas. A recepção pode ser um bom termômetro da instituição ao tornar mais públicos, portanto mais transparentes, seus procedimentos clínicos, seus problemas e soluções no percurso de cada paciente.

- resolutividade depende não só das iniciativas da equipe mas, também, de sua tolerância em deixar que as demandas se resolvam naquele espaço, para poder diferenciar as condutas e os encaminhamentos.

- O fato de a psicanálise fundamentar a escuta nesse tipo de

Relacionados