Resumo do texto Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre política públicas e seus sujeitos privados, de Maria do Rosário Longo Mortatti, publicado em 2010.

924 palavras 4 páginas
Resumo do texto Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre política públicas e seus sujeitos privados, de Maria do Rosário Longo Mortatti, publicado em 2010.

Alfabetização e política

A alfabetização, direito de todos e dever do Estado, “é um processo complexo e multifacetado”, característica que nem sempre tem sido notória no contexto das políticas públicas. Esse fenômeno pode ser notado ao longo de 130 anos de história de alfabetização, nos quais, em determinados momentos, primou-se por uma centralidade voltada para um ou alguns tópicos específicos da alfabetização inclinando-se a reduzir esse processo a aspectos neutros e meramente técnicos. A alfabetização começou a se tornar motivo de preocupação algumas décadas antes da Proclamação da República. No entanto, só passou a ser introduzida na escola a partir da primeira década republicana, quando vista como meio de promoção da modernização e desenvolvimento social do país. Desde então, a alfabetização tornou-se o principal índice de eficiência da escola pública e diferentes metodologias e estratégias foram sendo adotadas como meio de promover a alfabetização de todos, ora dando ênfase aos métodos analíticos, ora aos métodos sintéticos. A história da alfabetização no Brasil é, portanto, caracterizada como um movimento complexo em que a recorrência discursiva da mudança, indicativa da tensão entre permanências e rupturas, ligadas a disputas pela hegemonia de projetos políticos e educacionais e de um sentido moderno para alfabetização se fazem presentes. Assim, é importante se pensar nas políticas públicas educacionais voltadas para a alfabetização com base no pressuposto de que as decisões técnicas não deixam de ser também decisões políticas.

Políticas de alfabetização no quarto momento: modelos teóricos e propostas didático-pedagógicas.

Com a luta pela democratização da educação a partir da década de 70, mais especificamente no início dos anos

Relacionados

  • Alfabetiza O E Pol Ticas P Blicas Mortatti
    9513 palavras | 39 páginas
  • Alfabetizacao Uma Historia De Sua Historia 1
    132480 palavras | 530 páginas
  • o que se em Políticas Públicas de alfabetização no Brasil
    10208 palavras | 41 páginas
  • 27OSPROCESSOSDEALFABETIZACAOELETRAMENTO
    127571 palavras | 511 páginas