Resumo do Texto: “A Identidade Cultural na Pós-modernidade”, de Stuart Hall.

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Resumo do Conteúdo do Texto: “A Identidade Cultural na Pós-modernidade”, de Stuart Hall.

Dados Sobre o Autor: Stuart Hall tem referências como professor em duas Universidades da Inglaterra: Open University e Universidade de Birmingham, e um dos fundadores do Centre for Contemporary Cultural Studies, tendo sido seu diretor de 1970 a 1979.

Síntese da tese e da argumentação levantada peloautor ou IDÉIA CENTRAL (Entendimento pessoal da aluna)

Em A Identidade Cultural na Pós-modernidade, Stuart Hall levanta uma série de questionamentos acerca de uma possível mudança na identidade cultural de indivíduos impactados pelo fenômeno da globalização na esfera das sociedades globais da pós-modernidade, (final do século XX), e deixa claro, já no 1º primeiro tópico, A Identidade em Questão,que seu objetivo é levantar questionamentos. O texto de Stuart Hall é repleto de afirmações de impacto.

Segundo suas observações as identidades culturais “tradicionais” conhecidas e aceitas durante tanto tempo na comunidade social global, aspectos de nossas identidades que temos como nosso pertencimento relativos a “cultura étnicas, raciais, lingüísticas, religiosas” que podem estar em“declínio” devido á movimentação que a globalização provocou, e que a partir desta nova realidade, uma nova identidade (s) está(ao) surgindo, e conseqüentemente provocando um “desequilíbrio nos indivíduos, deixando-os desestabilizados ou “divididos”. Na afirmação do próprio autor, sua intenção com o texto é levantar uma linha de argumentação em torno do tema e que em suas expectativas, estas reflexõespoderão produzir impacto na comunidade ligada aos estudos da sociologia.

...” Conseqüentemente, as formulações deste livro são provisórias e abertas á contestação. A opinião dentro da comunidade sociológica está ainda profundamente dividida quanto a esses assuntos. As tendências são demasiadamente recentes e ambíguas. O próprio conceito com o qual estamos lidando”identidade”é demasiadamentecomplexo, muito pouco desenvolvido e muito pouco compreendido na ciência social contemporânea para ser definido e posto à prova.” ...Página 8, 3º parágrafo.

Valendo-se de argumentações e linhas sociológicas de raciocínio emprestados do Marxismo, de Freud e de Foucault , Hall aponta que a interdependência global está levando ao colapso todas as identidades culturais fortes, através da infiltraçãocultural, e que tal infiltração estaria provocando uma homogeneização das identidades nacionais.
Ele afirma que essa “homogeneização” se dá de forma desequilibrada, na qual a “ocidentalização” se impõe sobre os países periféricos, mas que os países centrais pouco absorvem da culturas do “resto”.

Desta forma o quadro que se apresenta nesta equação é : ” um fortalecimento de identidadeslocais, (reação defensiva aos grupos étnicos dominantes) e até mesmo a produção de novas identidades, que em sua opinião é o que se verifica. Dentro desta dinâmica provocada pela globalização, as identidades nacionais estariam se tornando mais deslocadas, sendo este um dos aspectos a merecer o foco de estudos e reflexão do autor, já que em sua interpretação, a identidade de um nacional, mesmo que“enfraquecida” por contextos sócio políticos locais, é o que “unifica um povo”, que produz em sua personalidade, a partir da comunidade em que vive, representando seu o senso de pertencimento, sua consciência de identidade.

Seguindo esta linha de raciocínio, Stuart Hall alega que apesar de para alguns outros pensadores esta dinâmica de “homogeneização” tenha aspectos positivos por produzir novasformulações de culturais, mais próxima da nova realidade “globalizada” é possível afirmar que nem sempre tal cenário produzirá resultados pacíficos.
Complemento ... O livro de Stuart Hall está organizado em seis partes, com o seguinte esquema: 1º porção: "A identidade em Questão" discorre sobre três concepções de identidade: a do sujeito iluminista (individualista); a do sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de "a identidade cultural na pós-modernidade", de stuart hall
  • Resenha do Texto “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade” de Stuart Hall
  • A identidade cultural na pós-modernidade autor: stuart hall
  • A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE Stuart Hall Fichamento
  • Identidade cultural na pós-modernidade segundo Stuart Hall
  • HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pos-Modernidade
  • A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE ( Stuart Hall )
  • A IDENTIDADE CULTURAL NA POS MODERNIDADE STUART HALL TOPICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!