RESUMO DO ROMANCE A MORENINHA

426 palavras 2 páginas
O romance A Moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro, com uma linguagem simples, um certo suspense e um final feliz bem típico das obras do movimento do Romantismo. A história passa-se na alta sociedade do Rio de Janeiro por volta do meio do século XIX, destacando os costumes, lendas e tradições daquela época.
Joaquim Manuel de Macedo médico que nunca exerceu a profissão é também autor de outras obras com O Moço Loiro, Os Dois Amores, Rosa, entre outros, no entanto, caiu no gosto dos leitores com o romance a Moreninha.
O livro conta a história de amor entre Augusto e Dona Carolina (a moreninha), que começa quando os amigos Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado na casa de sua avó. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha e lá encontram D. Ana, duas amigas, a irmã de Filipe, D. Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Antes de viajarem Filipe havia feito uma aposta com Augusto: se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrever.
Augusto era muito namorador e Filipe logo foi avisando isso a todas, que imediatamente o desprezaram, menos Carolina. Como sentia-se muito sozinho Augusto revelou a D.Ana que não se prendia a nenhuma moça, devido a um grande amor de infância e que nem ao menos sabia o nome da menina, apenas a lembrança de ter deixado com ela um camafeu que era um botão de esmeralda envolvido em uma fita verde que um homem que eles ajudaram ofereceu a ele, como forma de agradecimento.
O final de semana termina, no entanto, Augusto volta a Ilha para rever Carolina e depois é impedido por seu pai que considera que o romance atrapalharia os estudos de Augusto.
Depois de muito tempo sem se ver, Augusto volta e se declara para a moça que o repreende por ter quebrado uma promessa de amor na infância, ele fica confuso no entanto Carolina mostra o

Relacionados