Resumo do nixo ao lixo

1819 palavras 8 páginas
Resumo do livro “Do Nicho ao Lixo”

Capítulo 1: Questões Conceituais sobre a Poluição

Poluição é um termo que designa a quebra do rito vital e natural da biosfera, levando em conta o estado em que se encontram a terra, a água e o ar. Esses três elementos formam a biosfera e o desequilíbrio de uma delas reflete nas outras duas.
Para determinar o nível de poluição essas matrizes, observa-se o grau de concentração de substancias nocivas ao homem, à fauna e à flora de uma região. Alem do nível de concentração também se notifica o nível de toxidade da substancia poluente.
As conseqüências dos poluentes na saúde humana não são sempre imediatas, portanto, podem se manifestar também a longo prazo.

Poluição do ar

Muitos problemas ambientais, como a chuva ácida, o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio, originam-se na atmosfera, devido à poluição do ar.
Há poluição do ar quando nele existe uma alta concentração de substancias gasosas, liquidas ou sólidas estranhas, capazes de provocar efeitos prejudiciais ou causar doenças. Essas substâncias se originam de canos de escape de carros, chaminés das indústrias, combustões domesticas, etc.
As fontes poluidoras podem ser naturais ou artificiais. As naturais são a vegetação, o solo, as águas e as combustões biomássicas. As artificiais são aquelas relacionadas à atividade humana.
Os poluentes atmosféricos também podem ser classificados em primários e secundários. Os primários chegam à atmosfera direto da fonte, sem sofrer reações químicas. Já os secundários se formam na atmosfera, resultantes de reações fotoquímicas que envolvem hidrocarbonetos, ozônio e oxido de nitrogênio.
Para estabelecer o controle da poluição é necessária a identificação de fatores como a toxidade e a quantidade das substancias emitidas e a circulação atmosférica do local onde ocorre a emissão.
Há vezes em que, em um meio poluído, para evitar que a situação piore, pode-se interromper a emissão de algumas fontes específicas. Para

Relacionados

  • A importancia da URM
    2497 palavras | 10 páginas
  • Campanha Publicitária para terceiro setor
    7135 palavras | 29 páginas
  • Band of brothers - livro
    136809 palavras | 548 páginas