RESUMO DO LIVRO: “QUANDO FOI O PÓS-COLONIAL” PENSANDO NO LIMITE. IN: DA DIÁSPORA: IDENTIDADE E MEDIAÇÕES CULTURAIS DE STUART HALL.

400 palavras 2 páginas
RESUMO DO LIVRO: “QUANDO FOI O PÓS-COLONIAL”
PENSANDO NO LIMITE. IN: DA DIÁSPORA:
IDENTIDADE E MEDIAÇÕES CULTURAIS
DE STUART HALL.

JAGUARÃO /RS
DEZEMBRO 2013

O autor stuart Hall, (1932),Sociólogo Jamaicano, e um dos fundadores dos estudos culturais, começa esta obra, com uma citação de MICHEL FOUCAULT, IN NIETZCHE, genealogia, historia. “É preciso descartar as tendências que estimulam o jogo consolador dos reconhecimentos”.
A seguir, trás algumas indagações, dentre elas quanto ao Pós-Colonial, o que deveria ser incluído e excluído de seus limites? Onde se encontra a fronteira invisível que os separa de seus “outros”. (O colonialismo e em cujos limites, ele se define incessantemente, sem supera-los em definitivo?).
Para Stuart as identidades culturais trazem indignações do Pós-Colonial e preocupação com a fronteira invisível que se estabelece no nosso imaginário, pois na verdade não existem fronteiras culturais, e sim uma diversidade de culturas que tendem a se transformarem cada vez mais, pela influência das outras culturas.
Pelo prisma de SHOHAT, (Apud, STUART, Pag.107): Consideram problemáticas- as questões do hibridismo e sincretismo, da indecidibilidade cultural, e as complexidades da identificação da diáspora que interrompem qualquer “retorno” a histórias originais fechadas e “centradas”, em termos étnicos. Compreendida em seu contexto global e transcultural, a colonização tem transformado o absolutismo étnico em uma estratégia cultural cada vez mais insustentável. Transformou as próprias “colônias”, ou mesmo grandes extensões do mundo “Pós-Colonial”, em regiões desde já e sempre “Diaspóricas”, em relação ao que se poderia imaginar como suas culturas de origem. A noção de que somente as cidades multiculturais do Primeiro Mundo são Diasporizadas é uma fantasia que só pode ser sustentada por aqueles que nunca viveram espaços hibridizados de uma cidade “colonial” do terceiro Mundo.
Compreendendo em seu contexto global e transcultural, a

Relacionados