RESUMO DO LIVRO “O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA” Autor: Lima Barreto
465 palavras
2 páginas
O livro trata da história do funcionário publico Major Policarpo Quaresma, um patriota e fiel adorador do Brasil. Na vizinhança de onde morava com sua irmã, na cidade do Rio de Janeiro, era incompreendido e muitas vezes era feito de chacota por todos. O modo patriota faz com que ele comece a ter aulas de violão, para aprender o folclore. Abandonando o violão, ele começou a aprender sobre os costumes tupinambás, e então começa a tocar o maracá e a inúbia, instrumentos indígenas tipicamente nacionais. Após aprender a falar a língua tupi, ele chega a enviar ao Congresso Nacional, um documento que propõe trocar a língua do Brasil, do português para o tupi-guarani. Depois disso restou a ele ser levado ao hospício. Quando sai do hospício, compra um sítio no interior do Rio de Janeiro, onde buscar trabalhar e tirar seu sustento, mas não deu certo. Foi então que uma rebelião nasceu. A Revolta da Armada, e então Policarpo se alista na frente de combate em defesa ao Presidente. Seu último ato, foi escrever uma carta às autoridades do país, onde declarou tudo o que pensava a respeito do Brasil, suas vantagens, suas chances de glória e seu governo que o afundava. A conseqüência foi ser levado preso, sem chances de defesa e condenado a morte.
COMPARANDO LIVRO E FILME
O livro e o filme são bem parecidos. O filme retrata muito bem a historia do livro, do inicio ao fim!
O que apareceu no livro, e não no filme, foi a sua Irma, que morava com ele na cidade do Rio de Janeiro, e seu beijo de despedida na sua (padrinho).
O filme retratou que o Major era feito de chacota por todas nas cidades, por ser tão patriota. Por sua paixão pelo Brasil, ele resolve iniciar aulas de violões para aprender o folclore, mas depois abandona, e começa a aprender instrumentos e costumes indígenas. Com isso, ele envia uma carta ao Congresso Nacional, um documento que propõe, a troca da língua portuguesa, por língua tupi. Por conta disso foi levado ao hospício. . Quando sai do hospício, compra um