Resumo do livro o serviço social na conteporaniedade

573 palavras 3 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL – II SEMESTRE
Docente: Sandra Cristina Souza Pinheiro
Discente: Lilian Roma da Silva Santana

Referencias:Conselho regional de serviço sicial/Bahia- 5º Região

RESUMO: Este estudo sobre o que é ser assistente social, teve como objetivo analisar como é a profissão, quando surgiu, os pontos positivos e os pontos negativos.
O serviço social surgiu no Brasil, na época da industrialização na década de 30, e com ela veio um grande crescimento econômico.A profissão nessa época tinha a igreja no seu poder.
A primeira escola de serviço social no Brasil surgiu em 1936 em São Paulo, e os estudantes eram jovens católicos. No inicio o serviço social não se baseava na realidade brasileira, mas na frente o pais passou a necessitar das técnicas do serviço social como profissão voltada para a realidade social de um pais subdesenvolvido.
Mas foi na década de 60 que a profissão teve um grande crescimento, daí em diante ela vem sempre se redefinindo e entendendo que seu significado social se revela a partir da compreensão das expressões da questão social brasileira e da atuação sobre as demandas sociais.
O serviço social foi regulamentada como profissão em 1957, e nessa época tinha uma grande dificuldade no mercado de trabalho. Os desafios não são poucos pois o assistente social busca pela melhoria da sociedade, busca por modificar a realidade social através da luta pela garantia dos direitos humanos. Sempre há necessidade de novas discussões e atualizações para que se melhor exerça a atividade profissional e a fiscalização do exercício profissional, pois o serviço social trabalha numa sociedade dinâmica e precisa de resposta as demanda sociais com competência e ética.
O trabalho de assistente social é elaborar, coordenar, implantar,executar e supervisionar políticas sociais junto aos órgãos da administração publica. Em geral ele busca a consolidação dos direitos sociais.
O mercado

Relacionados

  • Psicanálise
    4504 palavras | 19 páginas