RESUMO DO LIVRO "O QUE É SER JORNALISTA" DE RICARDO NOBLAT

514 palavras 3 páginas
O livro conta a trajetória de carreira do jornalista Ricardo Noblat. Desde o início, Noblat mostra sua paixão e vocação para o ramo do Jornalismo. Nascido em Pernambuco, se formou jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco, depois de muito insistir com o pai, que lutava para que ele fizesse algum curso da área de exatas.
No livro ele conta as alegrias e as tristezas que teve com o jornalismo, bem como os problemas pelos quais todos da categoria sofrem ao longo da carreira. Trabalhou de 1994 a 2002 como diretor de redação do jornal Correio Braziliense, no qual modernizou gráfica e editorialmente o jornal. Trabalhou também, ao longo da carreira, em veículos importantes de comunicação como o jornal O Globo, as revistas Veja, Isto é e Manchete.
Noblat, em seu livro, dá dicas de como os jornalistas devem proceder em relação à notícia, bem como identificar se ela é verídica ou não. Também auxilia na maneira como escrever, citando que a escrita deve ser clara, direta, com frases curtas e fazendo uso da ordem direta. Ele também fala dos três tipos de fotografia que havia na Revista Manchete, uma vez que ele é apaixonado pela arte de fotografar. Lá, ele conta, havia os tipos flagrante (onde a foto era tirada no momento do acontecimento), a posada (que era combinada) e a montada (forjada, com alguma pretensão).
Para ele, menos sempre é mais, e a escrita da notícia deve ser fiel ao fato. Ele nos instrui a sempre checar a informação, para não haver equívocos. Ele nos ensina a identificar o Tarugo, coisa que aprendeu na Veja. Tarugo é um parafuso que prende uma peça a outra. No caso do jornalismo, o tarugo é aquela matéria absurda que não foi bem apurada. Ele nos instrui a corrigi-lo a tempo, tomando cuidado para não deixa-lo passar batido. Também cita alguns outros tipos de fatos mal apurados: aqueles que são o alicerce da matéria e, quando checado e resolvido, faz a pauta cair; aquele em matérias sobre saúde, aqueles que são típicas peças a serem

Relacionados