Resumo do livro o que é ciências

1738 palavras 7 páginas
RESUMO DO LIVRO O QUE É CIÊNCIAS
LUNGARZO, Carlos. O Que é Ciência, SP, ed. Brasiliense.

Carlos Lungarzo nasceu em Bueno Aires, Argentina e lá obteve o grau de mestre em Filosofia e Matemática. Em La Plata concluiu seu doutorado em Filosofia. No Canadá fez seu segundo doutorado em Matemática e concluiu o Pós-Doutorado em Fundamentos e Filosofia da Ciência.
Em 1975 foi contratado pela Unicamp e fez parte do grupo que idealizou, organizou e implantou o primeiro programa de lógica na América Latina.
Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciências, esse conhecimento esta ligado ao senso comum. Entretanto há pessoas que vão fundo e as pesquisam adquirindo um conceito mais aprofundado. Todavia, nem sempre a diferença entre as duas classes de explicação é tão grande.
A diferença entre o senso comum e o conhecimento cientifico esta na maneira de conhecer ou justificar este saber. Está no processo de obtenção, justificação e transmissão do conhecimento.
O conhecimento cientifico é crítico, procura bases sólidas, justificações claras e exatas. É organizado. É prognosticador. É geral. Tem caráter metódico.
Já o senso comum cinge-se aos dados imediatos ou procura explicações nem sempre profundas. É composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos”, determinados por fatos isolados.
A Ciência é muito abrangente e tem diversos significados. A Ciência pode ser entendida como religião, arte, literatura, atividade ciêntífica em geral ou ainda como conhecimento científico.
A Ciência como teoria e a ciência como processo de conhecimento tem uma relação muito estreita e o cientista faz a interação entre elas.
Há diversos campos de atuação da ciência, o que levou a uma primeira divisão entre elas: as ciências naturais e as ciências humanas. Elas têm campos diferentes de estudo, embora existam zonas de superposiçao entre elas.
As ciências naturais são as ciências dos fatos da natureza, do mundo físico, químico, biológico e algumas outras. Já as

Relacionados